São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Um dia ainda vão te pedir o CIC

ALESSANDRA KIANEK
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A identificação dos brasileiros junto à Secretaria da Receita Federal, que cuida dos impostos federais no país, é feita por meio de um documento chamado CIC (Cartão de Identificação do Contribuinte). Ele traz o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).
Portanto CIC e CPF é o mesmo documento. Com ele, a administração tributária controla a vida financeira e patrimonial do contribuinte.
O procedimento para tirar este documento muda um pouco em função da idade do cidadão.
O primeiro passo válido para todos, sejam menores ou maiores de idade, é ir até uma agência do correio e preencher o formulário, distribuído gratuitamente.
Maiores de idade devem levar o RG, título de eleitor e R$ 3,68, preço da taxa tanto para a 1ª quanto para a 2ª via.
Os menores de idade e estrangeiros devem levar o mesmo formulário distribuído nas agência do correio e o RG. Em seguida, devem dirigir-se até uma Unidade da Receita Federal. Lá que o seu documento será feito.
Para descobrir qual a unidade a que pertence a jurisdição da sua residência, ou qualquer outra informação, ligue para o plantão telefônico da Receita. O número é 146. Ou procure uma unidade da Receita mais próxima da sua casa.
E atenção: menores de 16 anos só podem tirar o documento se provarem que trabalham ou vão receber pensão.
Na Receita Federal, você não paga nenhuma taxa para tirar a 1ª via. A 2ª custa 5 Ufirs (R$ 4,42), que é paga por meio de um Darf no Banco do Brasil.
Sobre prazo de entrega: na Receita Federal o número do CPF sai na hora, mas o cartão só é enviado para a residência depois de 30 dias.
Já no correio, a pessoa não recebe o número, só um protocolo. O número só será conhecido quando o cartão for enviado pelo correio.
O correio faz três tentativas de entrega. Se não tiver alguém para assinar, o cartão é levado para a agência do correio mais próxima.
Leia no quadro ao lado algumas das situações em que o cidadão deve ter o CIC na mão.

Texto Anterior: Filme expõe conflito de pai e filha
Próximo Texto: Lente de contato não dá problema se você cuidar dela
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.