São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lente de contato não dá problema se você cuidar dela

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Meu pai não me deixa usar lentes de contato. Ele diz que é muito perigoso e que posso até perder a visão. É verdade? Como posso mudar a idéia dele sobre esse assunto?"
resposta
A preocupação do seu pai está meio exagerada, não? As lentes de contato, quando usadas de maneira correta, são bastante seguras.
As lentes são colocadas diretamente sobre a córnea -camada mais externa do olho. As camadas mais superficiais da córnea"respiram" e recebem seus nutrientes através da lágrima.
Qualquer corpo estranho (como a lente) que é colocado entre a córnea e a lágrima dificulta a vida dessa parte do olho.
Portanto, quanto mais porosa (mais cheia de pequenos poros) for a lente, mais fácil a adaptação e o uso diário.
As mais antigas (feitas de acrílico) eram muito pouco porosas. As mais modernas (feitas com materiais finos e porosos) podem ser usadas com tranquilidade e segurança.
Importante também são os cuidados de higiene para evitar uma infecção na córnea. As mãos devem ser bem lavadas toda vez que você for colocar ou tirar as lentes.
O estojo deve ser limpo com regularidade e as soluções em que as lentes são mantidas devem ser trocadas toda vez em que elas forem manuseadas.
Cada tipo de lente exige cuidados diferentes. Algumas devem ser fervidas semanalmente (com auxílio de um pequeno aparelho), outras devem passar por "limpezas" químicas e outras apenas lavadas e mantidas em soro fisiológico.
As lentes mais apreciadas hoje são as descartáveis, feitas de material muito fino. Existem as que podem ser usadas por uma semana inteira e outras que duram só um dia. Na teoria, você pode até dormir com essas lentes. Na prática, é melhor tirá-las à noite para deixar o olho "respirar" livremente.
Ao menor sinal de irritação nos olhos, o uso das lentes deve ser interrompido por alguns dias. Se o problema não for resolvido, um oftalmologista deve ser consultado.
Aliás, ele é a pessoa mais indicada para escolher o seu tipo de lente, para explicar a manutenção correta e para convencer seu pai de que a lente não é tão ruim quanto ele pensa.

Texto Anterior: Um dia ainda vão te pedir o CIC
Próximo Texto: Votar em quem e por quê
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.