São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Futuro de "Star Trek" vira presente

THALES DE MENEZES
DA REPORTAGEM LOCAL

Que tal acordar tarde, poucos minutos antes de sua aula começar, e ir para a escola sem enfrentar o trânsito? Basta ir à sala de teletransporte do seu prédio, digitar as coordenadas da sua classe e, num instante, sumir e reaparecer sentado na carteira.
A sala de teletransporte da USS Enterprise, a nave comandada pelo Capitão Kirk na série "Jornada nas Estrelas", está mais próxima do seu cotidiano do que você imagina. Muitas inovações tecnológicas dos filmes de ficção científica estão virando realidade. Nesse ponto, "Jornada" é campeã.
Gene Roddenberry, criador da série, sempre escreveu as aventuras de seus personagens seguindo com rigor as leis e teorias científicas. Em parte, essa atitude garantiu o sucesso da série, que completa este mês 30 anos.
Na verdade, "Star Trek" (título original da série) começou em 1964, com a gravação de um filme-piloto, que acabou recusado pela rede de TV NBC. Dois anos depois, a série finalmente decolou.
As aventuras da Enterprise eram guiadas pelo carismático trio Capitão Kirk, Sr. Spock e Dr. McCoy. A série durou de 1966 a 1969. Depois, nunca deixou de ser reprisada.
"Star Trek" já rendeu quatro séries de TV, sete longas de cinema (e vem aí o oitavo), desenhos animados, livros e quadrinhos.
O livro "A Física de Jornada nas Estrelas", recém-lançado no Brasil pela Makron Books, analisa as invenções futuristas da série.
O Folhateen falou com um cientista que ajudou no livro, Larry Wheaterhill, pesquisador do MIT (Massachusetts Institute of Technology), de Boston. Por telefone, ele indicou quais as invenções de "Star Trek" vão virar realidade e quando isso deve acontecer.

Texto Anterior: Rock Argentino em São Paulo; Garanta logo seu ingresso para o AC/DC; Paris Blues; Cisne Negro apresenta "A Viúva Alegre"; Festival Internacional HQ Mix 96; Chico César na MTV
Próximo Texto: Velocidade da nave sugere viagens no tempo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.