São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Velocidade da nave sugere viagens no tempo

THALES DE MENEZES
DA REPORTAGEM LOCAL

Como a Enterprise viaja de um planeta a outro em questão de horas? O principal obstáculo das tentativas reais de viagens espaciais é o tempo enorme que durariam.
Na verdade, a Enterprise viaja a uma velocidade muitas vezes superior à da luz. Por isso, a nave se desloca no espaço e no tempo.
Imagine que você observa a Enterprise com um imaginário telescópio que permite enxergar a milhares de anos-luz. Você está vendo a nave na posição em que ela estava há muitos anos. A imagem dela (à velocidade da luz) levou um baita tempo para chegar a você.
O que acontece, então, se a Enterprise se desloca, em velocidade máxima, em sua direção? Quando a nave aparece no céu, você a vê a olho nu. Mas, no seu telescópio, ela ainda está lá, distante.
Ela pode estar em dois lugares ao mesmo tempo? Não, ela está em dois "tempos" diferentes. Você vê a Enterprise do passado no telescópio e a do presente no céu.
Com esse raciocínio, cientistas admitem a viagem no tempo.
(TM)

Texto Anterior: Futuro de "Star Trek" vira presente
Próximo Texto: Tricorder faz check-up no ato
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.