São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teletransporte tem truque

THALES DE MENEZES
DA REPORTAGEM LOCAL

A sala de teletransporte (ou teleporte, varia de acordo com a dublagem) é uma marca registrada da série. Kirk, Spock & cia. descem aos planetas desconhecidos usando aquela geringonça. Parece impossível que alguém possa desaparecer num lugar e reaparecer em outro, mas cientistas sérios nos EUA pesquisam esse processo.
Na série, os "teleportados" têm suas moléculas transmitidas pelo espaço. Isso está bem longe, mas cientistas estudam um truque.
A idéia seria "escanear" toda a pessoa, ou seja, fazer uma leitura completa dela, usando detectores de ondas, que registram ondas de som, calor ou qualquer energia. Com isso, todo o material genético dentro de cada célula da pessoa seria gravado, junto a um "mapa" com a posição dessas células.
A pessoa seria desintegrada e seus dados transmitidos para outro local, onde, a partir de depósitos de carbono, oxigênio e outros elementos, seria reconstruída. Para isso, os cientistas acham que falta meio século de pesquisa.
(TM)

Texto Anterior: Realidade virtual em grupo
Próximo Texto: Visita de Sulu empolga fãs
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.