São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Realidade virtual em grupo

THALES DE MENEZES
DA REPORTAGEM LOCAL

Quando os membros da tripulação da Enterprise querem tirar uma tarde de folga, muitas vezes usam o sistema recreativo de realidade virtual da espaçonave.
É por isso que, em alguns episódios, Picard (o capitão da série "Jornada nas Estrelas - A Nova Geração") e seus comandados brincam de piratas. Parecem fantasiados, mas, na verdade, todos estão na realidade virtual.
Atualmente, muitas pessoas já se divertem com a RV. Ela cria um ambiente no computador e a pessoa, usando óculos, luvas e outros recursos, tem a sensação de estar dentro dele.
O que ainda só é disponível para a tripulação da Enterprise é a chance de várias pessoas participarem de um mesmo ambiente virtual, umas enxergando as outras.
Para que isso se torne possível, é necessário um aparelho que capte as imagens dos participantes e as processe numa velocidade de frações de segundo, para permitir a reação dos colegas.
Muitos cientistas apostam nessa possibilidade já nos primeiros anos da próxima década.
(TM)

Texto Anterior: Tricorder faz check-up no ato
Próximo Texto: Teletransporte tem truque
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.