São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cineasta de Ribeirão Preto é assistente de Bertolucci

ALESSANDRA MARTINS
DA FOLHA NORDESTE

Um brasileiro de Ribeirão Preto (319 km ao norte de SP) assina a assistência de direção do último filme de Bernardo Bertolucci, "Beleza Roubada".
André Ristum, 24, é filho de um cineasta, Jirges Ristum, que também trabalhou na Itália como assistente do diretor.
Desde fevereiro, André Ristum está no Brasil, trabalhando no curta-metragem "Pobres por um Dia", assinado em parceria com o cineasta Ivan Negro Isola.
O filme enfoca o cotidiano dos "boas-vidas" de Ribeirão Preto, a partir da organização de uma festa à fantasia.
Autodidata
Ristum se diz um autodidata e apaixonado por cinema. Aos três anos, pegou numa câmera e registrou cenas do seu cotidiano.
O filme foi exibido num festival infanto-juvenil na Itália. O próprio Bertolucci, entre outros nomes célebres do cinema, como Antonioni e Glauber Rocha, assistiu ao trabalho do garoto.
Essa participação lhe rendeu uma ponta no clássico "La Luna", em 78, de Bertolucci, em que o garoto aparece passando rapidamente sobre uma bicicleta.
Ristum retornou ao Brasil em 1988, onde chegou a cursar administração de empresas na FGV (Fundação Getúlio Vargas), em São Paulo.
Abandonou o curso e voltou para a Itália decidido a investir na carreira de cineasta.
Após as filmagens de "Beleza Roubada", Ristum foi chamado para trabalhar como assistente de direção e vídeo de "DayLight", filme americano com Sylvester Stallone e dirigido por Rob Cohen, previsto para estrear no Brasil em dezembro.

Texto Anterior: Atrações do evento recusam feijoada no Rio de Janeiro
Próximo Texto: 'O Excesso' quer ser contraponto à Bienal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.