São Paulo, terça-feira, 24 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hemodiálise contamina pelo menos 19 pessoas em Maceió

ARI CIPOLA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MACEIÓ

Uma bactéria ainda não-identificada na água pode ser responsável pela contaminação de 19 pacientes de hemodiálise do Instituto de Nefrologia da Santa Casa de Misericórdia de Maceió (AL).
Os pacientes foram contaminados em sessões realizadas na última sexta-feira. O hospital suspendeu no sábado o atendimento aos pacientes renais. Dois deles passaram o fim-de-semana na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Ontem, 9 dos 19 pacientes atingidos pela contaminação continuavam internados. O diretor do instituto, José Dagmar Vaz, disse que nenhum deles corre risco de vida. Segundo Vaz, os pacientes sentiram dor de cabeça, calafrios, febre e falta de ar.
A Santa Casa decidiu suspender o atendimento aos 120 pacientes que se submetem ao tratamento no hospital.
Amostras da água utilizada pela Santa Casa e recolhidas na represa, na estação de tratamento de Maceió e em vários pontos do hospital foram enviadas para análise na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os resultados devem sair na próxima segunda-feira.
"Pelo quadro clínico apresentado pelos pacientes, a bactéria não é perigosa", afirmou Vaz.
O secretário da Saúde, José Wanderley Neto, disse que todas as medidas foram tomadas no sentido de preservar a vida dos pacientes.
Segundo o secretário, não há indícios de que a contaminação constatada na Santa Casa tenha a mesma gravidade da registrada em Caruaru (PE), onde 60 doentes renais morreram desde a realização de hemodiálises com água com toxinas, em fevereiro deste ano.

Texto Anterior: Avaliação muda mercado
Próximo Texto: Grupo de teatro de favela de SP faz apresentação no Japão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.