São Paulo, terça-feira, 24 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulher-maravilha

MELCHIADES FILHO

Arremesso de peso, 100 m com barreiras, salto em distância, 200 m rasos, lançamento de dardo, 800 m rasos e salto em altura...
A norte-americana Jackie Joyner-Kersee, não satisfeita, resolveu acrescentar outro esporte a seu currículo profissional.
Talvez uma das mais completas atletas da história, ela anunciou na semana passada que vai disputar o mais novo torneio de basquete dos EUA.
Aos 34 anos, assinou contrato de um ano com o Richmond Rage, uma das mais fortes equipes da American Basketball League. Estréia no próximo dia 18.
É o mesmo time em que vai jogar a brasileira Marta, prata na Olimpíada de Atlanta.
Joyner-Kersee ganhou três medalhas de ouro olímpicas em sua carreira: heptatlo, em Seul-88 e Barcelona-92, e salto em distância, em Seul-88.
Em Atlanta, teve uma contusão na panturrilha e abandonou o heptatlo. Mesmo assim, conseguiu arrancar um bronze no salto em distância.
"Estou sempre buscando desafios", explicou à Folha. "Além de entrar em quadra, reforçarei uma imagem positiva das mulheres no esporte, com um bom trabalho de marketing."
Joyner-Kersee atuará como embaixatriz da ABL, que procura capitalizar o sucesso olímpico do basquete feminino.
O emprego prevê que atue até mesmo como comentarista nas transmissões pela TV.
De todo o modo, o salto não será tão grande na carreira da superatleta.
Ela bateu bola na Universidade da Califórnia, antes de descobrir sua versatilidade e buscar a consagração no heptatlo.
Com 1,77 m, foi ala titular do time por quatro anos na década de 80, com médias de 9,6 pontos e 6,2 rebotes por partida.
Joyner-Kersee avisa, porém, que "a recaída pelas cestas é curta". Orientada pelo marido, o técnico Bobby Kersee, voltará ao atletismo em março, quando acaba a temporada da ABL.

Texto Anterior: Sávio é vítima ululante, e não um pusilânime
Próximo Texto: O primeiro; Números, números...; Despedida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.