São Paulo, quarta-feira, 25 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cultivo de girassol ganha espaço no país

DA REPORTAGEM LOCAL

O girassol está expandindo sua área no Brasil.
Estimativa da Esteve Irmãos, empresa que está esmagando grãos de girassol para a produção de óleo de cozinha, indica que a área da cultura deverá atingir 20 mil ha este ano.
No ano passado, o plantio alcançou 15 mil ha, com salto de 150% sobre a área de 94, de acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Em dois anos, o crescimento foi de 300%.
A Embrapa está incentivando o plantio de girassol como alternativa de rotação de culturas, diversificação da lavoura e de renda adicional para o produtor.
Um dos fatores favoráveis ao cultivo da oleaginosa no Brasil, segundo Vania Beatriz Castiglione, coordenadora do programa de girassol da Embrapa, é a demanda crescente pelo seu óleo, atualmente importado da Argentina.
"O óleo de girassol é mais leve que o de soja, quase sem cheiro e claro, sendo ideal para o uso em saladas", afirma Castiglione.
O aumento na procura por produtos saudáveis beneficia o girassol, pois seu óleo é rico em ácidos graxos poliinsaturados, principalmente o linoléico, que reduz o colesterol, segundo a Embrapa.
É no Centro-Oeste que a cultura cresce mais, especialmente em função de sua resistência à seca.
Antonio Luiz Nogueira, agrônomo da Esteve Irmãos, calcula que a área em Mato Grosso e Goiás tenha atingido este ano 8.000 ha.
Devido a seu sistema radicular extenso, a oleaginosa pode absorver nutrientes e água em profundidades de até dois metros.
O grão está sendo cultivado como safrinha no Centro -Oeste, onde o período de plantio se estende de janeiro a março.
No Paraná, a época de plantio é diferenciada, entre julho e outubro. O ciclo da planta dura quatro meses, da semeadura à colheita.

Texto Anterior: Umidade dos solos em São Paulo volta a diminuir
Próximo Texto: Lucro pode alcançar 150%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.