São Paulo, quarta-feira, 25 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peça sobre Lula rende processo contra o PT

Autora de musical pede indenização

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Escrita para a campanha de 94, a peça "O Caminho do Sonho", um musical sobre a vida de Lula, então candidato a presidente, não foi montada e rendeu um processo contra o PT.
A autora, Maria Eugênia Rodrigues Cruz, 40, entrou com uma ação de indenização há pouco mais de uma semana, no foro central de São Paulo.
A ação diz que a autora "contratou com o réu e este tornou-se inadimplente". Não pagou, resultando daí o processo.
O contrato, ainda segundo a ação, foi "não-escrito". A indenização pedida é de R$ 200 mil, mais "benefícios da justiça gratuita, por ser a autora pobre na acepção jurídica do termo".
Maria Eugênia, apesar do processo, diz que respeita Lula. "É uma figura que eu admiro imensamente. O meu problema é que eu fiquei desempregada. Eu não consegui mais emprego. Fiquei doente e tudo."
A peça, segundo ela, foi resultado de dois anos de trabalho, incluindo encontros com Lula e outros membros do partido, que sugeriram mudanças, e uma leitura dramática.
A leitura dramática contou com a participação de Lélia Abramo. A atriz lembra que "a peça era boa": "Eu achava bonita, bem escrita. Gostava muito da peça. Só que era de difícil montagem, porque começa na infância. Eu tenho impressão que o PT não tinha condições econômicas para fazer a peça".
Lélia se lembra que "houve uma leitura para que se aventasse a possibilidade de montar a peça. Mas evidentemente não houve possibilidade, porque ela demandava muitos atores, muita mudança de cenário."
A peça, com coro musical e elementos do teatro épico russo, apresenta a vida de Luiz Inácio Lula da Silva desde Pernambuco, passando por Santos, pelo casamento, pelo sindicalismo nos anos 70 e 80, até a campanha presidencial de 1989.

Texto Anterior: Motta grava apoio para tucano de Recife; Oposição a ACM intensifica campanha; PT decide atacar PSB em Belo Horizonte
Próximo Texto: Luiza respira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.