São Paulo, quarta-feira, 25 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Físico vai à Justiça devido à polêmica sobre posse de terra

DA FOLHA SUDESTE

O advogado do físico Rogério Cézar de Cerqueira Leite, Miguel Vulcano, entrou com ação na Justiça de São Paulo contra o governador Mário Covas e contra o secretário estadual da Justiça, Belisário dos Santos Júnior, e seu adjunto, Edson Luiz Vismona.
Cerqueira Leite é professor emérito da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e membro do Conselho Editorial da Folha.
Segundo o advogado, não são verdadeiras as declarações do governador, do secretário e do secretário-adjunto segundo as quais terras situadas no Pontal do Paranapanema (oeste do Estado) pertencem ao governo, não ao físico.
"Tenho os documentos assinados pela própria Justiça que provam que o professor é mesmo herdeiro das terras", disse Vulcano.
Segundo os documentos, afirmou o advogado, as terras foram adquiridas pelo avô de Cerqueira Leite, o coronel Rogério Cézar de Andrade, em 1920 e 1922.
São dois terrenos: o Jurity e Paquetá, de 22 mil alqueires, e o Três Ilhas, de 18 mil alqueires.
A Folha tentou conversar com Cerqueira Leite. Sua mulher, Ruth, informou que ele não poderia atender por ordens médicas. "Ele está em fase de recuperação e não está dando declarações".
Segundo ela, o professor teria sofrido um infarto há cerca de dois meses e seu estado de saúde ainda é delicado.
Segundo a assessoria de Covas, o assunto é atribuição da Secretaria da Justiça. Até as 19h de ontem, o secretário e seu adjunto não haviam sido encontrados pela Folha.
O advogado disse que o líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Pontal, José Rainha Júnior, apóia o professor e pretende entrar no processo.

Texto Anterior: MST anuncia novas invasões
Próximo Texto: Superintendente acusa antecessor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.