São Paulo, quarta-feira, 25 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MST anuncia novas invasões

LUIZ MALAVOLTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BAURU

O líder sem-terra José Rainha Jr. disse ontem, em Teodoro Sampaio (710 km a oeste de São Paulo), que as invasões de fazendas do Pontal do Paranapanema serão retomadas diante do fracasso nas negociações com o governo para assentar novas famílias na região. Ele não informou quando acontecerão as invasões.
Rainha disse que o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) rejeitou a proposta de um grupo de fazendeiros que pretendia ceder por antecipação suas propriedades, em Sandovalina, para assentar as famílias.
Em troca, os fazendeiros, não vinculados à UDR (União Democrática Ruralista), queriam que o governo assumisse o compromisso de desapropriar suas terras e de indenizá-los.
"O Incra não concordou com essa proposta e nos levou à estaca zero. Portanto, não nos resta outra alternativa senão a de voltar a fazer ocupações no Pontal", afirmou o líder dos sem-terra.
Os fazendeiros pretendiam entregar já as terras para permitir que os sem-terra pudessem plantar mandioca e milho.
O superintendente do Incra, Jonas Villas Bôas, afirma que as terras são devolutas ou estão em processo de discriminação, o que as tornariam patrimônio do Estado.

Texto Anterior: Estado faz ofensiva para anular conflito
Próximo Texto: Físico vai à Justiça devido à polêmica sobre posse de terra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.