São Paulo, quarta-feira, 25 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Datadia' mostra Pitta e tucano na frente

CLÓVIS ROSSI
DO CONSELHO EDITORIAL

José Serra (PSDB) e Celso Pitta (PPB) disputariam o segundo turno da eleição em São Paulo, se a decisão coubesse apenas aos assinantes da Folha.
É o que mostra o "Datadia", uma pesquisa cotidiana feita pelo Datafolha apenas entre assinantes do jornal na capital paulista, para aferir seus hábitos de leitura.
A pesquisa inclui uma seção estratégica, que vem medindo a intenção de voto entre os 200 assinantes pesquisados a cada dia.
Ontem, Serra ganhava de Pitta (26% a 23%), com Luiza Erundina logo atrás (20%).
Mas, na véspera, a vantagem era de Pitta (30% contra 27% de Serra), com Erundina algo mais distante do primeiro colocado, com seus 21%.
Nos últimos 30 dias, só em 27 de agosto o candidato do PPB chegou a abrir sobre seus adversários uma vantagem comparável à que tem na pesquisa com o universo total de eleitores. Pitta tinha, então, 41% contra 18% tanto para Serra como para Erundina.
Mas, na média, o leitorado do jornal se divide em três partes praticamente iguais entre Pitta, Erundina e Serra. Essa divisão persiste desde o início do levantamento, começado em 7 de agosto.
O comportamento do jornal em relação às eleições é considerado sistematicamente isento pela maioria dos pesquisados, em taxas que oscilam entre 49% (nos dias 20 e 24 últimos) e 65%, no dia 5 de setembro.
'Malufismo'
Mudou, no entanto, a percepção a respeito de um suposto "malufismo" da Folha: chegaram a ser 27% os que, no dia 25 de agosto, atribuíam ao jornal uma simpatia pelo atual prefeito paulistano. Mas, nos três dias mais recentes, essa porcentagem caiu para entre 5% e 6%.
Aumentou, em contrapartida, o número dos que consideram a Folha "tucana": sempre abaixo de 10% até o dia 6 passado, desde domingo iguala ou supera os 20%.
O suposto "petismo" do jornal é apontado por 12% dos assinantes ontem consultados, 9% dos pesquisados anteontem e 7% dos ouvidos domingo.
Vereadores
A pesquisa mostra, ainda, que a maioria absoluta dos assinantes (perto de 60% ou até mais) não escolheu ainda seus candidatos a vereador.
Para a maioria dos pesquisados, o assunto que deveria merecer atenção prioritária dos vereadores é educação. Segurança e saúde são os outros dois temas que mais preocupam os leitores da Folha.

Texto Anterior: Esforço dos tucanos não faz Serra crescer
Próximo Texto: PPB espera 'ajuda' de urna eletrônica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.