São Paulo, quarta-feira, 25 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bancos podem fazer transferência para SFH

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os mutuários da CEF (Caixa Econômica Federal) pelo sistema hipotecário poderão ter até redução no saldo devedor, segundo a diretora de Finanças do órgão, Sandra Beatriz Tavares.
A CEF já decidiu que os juros desse tipo de contrato serão limitados a 15% ao ano.
Segundo foi anunciado ontem, a transferência de contratos do sistema hipotecário para o SFH, adotada pela CEF, poderá ser seguida pelos demais bancos.
Hoje, alguns mutuários do sistema têm contratos com juros de até 25%. No caso do saldo devedor, a base para a negociação será o preço de mercado e do aluguel do imóvel, afirmou a diretora.
Quem quiser transferir seu financiamento para o SFH poderá usar o FGTS para se enquadrar nas exigências: imóvel com valor máximo de R$ 180 mil e financiamento de no máximo R$ 90 mil, conforme a legislação.
A principal vantagem do SFH é que a prestação não pode superar 30% da renda do mutuário. Não existe limite de comprometimento da renda nos financiamentos feitos pelo sistema hipotecário.
Os contratos que não se enquadrarem nos limites do SFH poderão ser renegociados pela carteira hipotecária por um prazo de 15 anos. Com isso, o valor da prestação será reduzido.
A CEF prevê que a negociação dos contratos do sistema hipotecário comece a partir de 8 de outubro próximo, quando os mutuários começam a ser chamados. Devem ser alterados cerca de 9.000 contratos.
O principal objetivo dessas duas medidas é reduzir a inadimplência dos empréstimos feitos pela CEF no sistema hipotecário. Cerca de 40% dos 12 mil contratos têm prestação com mais de 60 dias de atraso.
Contratos do SFH
Os mutuários da CEF com contratos pelo SFH e sem cobertura pelo FCVS também poderão renegociar dívidas em atraso. Se houver dificuldade de pagamento, o contrato poderá sofrer alterações.
A diretora da CEF disse que, na renegociação, o valor da prestação pode subir ou cair. A CEF pode tentar cobrar uma prestação que cubra pelo menos o valor dos juros, disse ela.

Texto Anterior: Veja as mudanças na área habitacional
Próximo Texto: Medida é 'balão de oxigênio'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.