São Paulo, quarta-feira, 25 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC vai multar banco que faz triangulação de recursos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os bancos que captarem recursos no exterior para emprestar a pessoas físicas serão multados, informou ontem o Banco Central.
Com frequência, os bancos vêm tomando dinheiro no exterior e emprestando a concessionárias de automóveis. A concessionária financia o comprador (pessoa física) com um contrato baseado em juros mais correção cambial.
Neste caso, o BC não pode multar o banco. Mas a concessionária pode ser punida pela Justiça, por manter contrato com correção em moeda estrangeira.
Os bancos que já repassaram dinheiro tomado no exterior para pessoas físicas serão punidos com multa de até R$ 100 mil, informou o BC. Os novos contratos serão fiscalizados.
A resolução 63, do CMN (Conselho Monetário Nacional), permite que os bancos captem no exterior e emprestem no país somente para pessoas jurídicas e com contrato em moeda nacional.
Algumas multas já foram aplicadas, mas o BC não informou o número de bancos atingidos.
O que acontece normalmente é uma triangulação: os bancos repassam o dinheiro para pessoas jurídicas -uma concessionária de automóveis, por exemplo. Esta, por sua vez, empresta para pessoas físicas com correção cambial.
Com a triangulação, fica difícil autuar os bancos diretamente.

Texto Anterior: Amex acusa Visa de inibir concorrência
Próximo Texto: Juro estável derruba Bolsa de Nova York
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.