São Paulo, quarta-feira, 25 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Júri internacional escolhe vencedores do 'Antarctica'

Premiados serão divulgados no próximo dia 1º de outubro

DA REPORTAGEM LOCAL

"O resultado da exposição é fruto de um olhar raro", disse Paulo Herkenhoff, um dos jurados internacionais do projeto "Antarctica Artes com a Folha".
A tarefa de Herkenhoff é apontar, entre os 62 artistas que ocuparão a antiga sede da prefeitura de São Paulo, quem será premiado com viagens para conhecer a Documenta de Kassel.
Para chegar a essa escolha (que será divulgada no próximo dia 1º), Herkenhoff terá ao seu lado dois curadores norte-americanos.
Dan Cameron (curador-sênior do The New Museum of Contemporary Art, em Nova York) e Lisa Phillips (curadora do Whitney Museum of American Art, NY) fazem parte do júri formado para o projeto da exposição.
Paulo Herkenhoff é crítico de arte e curador independente. Já realizou trabalhos para a Fundação Bienal de São Paulo, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e a própria Documenta de Kassel, entre outros trabalhos.
"Eu me sinto muito responsável pelos artistas, mas também pelos cinco curadores. Na verdade esse trabalho demonstra uma disponibilidade que quase nunca se encontra, procurando chegar aos lugares mais distantes", disse.
Durante sete meses, o projeto visitou cerca de 1.300 ateliês em 66 cidades, com a intenção de selecionar os artistas plásticos emergentes de todo o país. Os curadores Lisette Lagnado, Stella Teixeira de Barros, Nelson Brissac Peixoto, Tadeu Jungle e Lorenzo Mammi selecionaram 62 artistas.
O evento reúne a Folha e a Cia. Antarctica Paulista, que investiu US$ 1 milhão na realização do projeto.
Para Herkenhoff, a eficácia do "Antarctica Artes com a Folha" reside ainda em uma relação com o olhar. Segundo ele, de "um olho que olha o outro", um atrito que resulta em um perfil brasileiro.
"Tudo tem uma consistência muito grande porque admite a diversidade. Um processo muito interessante. Ali você pode encontrar uma relação de retrato do Brasil", disse.

Texto Anterior: "Sai de Baixo" é rito de imposição totalitária
Próximo Texto: Divergências indicam os rumos das artes contemporâneas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.