São Paulo, quarta-feira, 25 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Russo estréia obra de Shakespeare

RICARDO HUMBERTO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O clássico "Sonhos de uma Noite de Verão", de William Shakespeare, em cartaz a partir de hoje, poderia passar desapercebido como mais uma montagem do autor inglês na cidade.
A novidade dessa vez está na direção, que é assinada por um russo. Considerado um dos maiores nomes do atual teatro na Rússia, Adgur Kove inclui passagem pelo Teatro do Estado de Moscou, onde já dirigiu peças como" Romeu e Julieta" e" Cyrano de Bergerac".
Formado desde 1983 na Faculdade de Acadêmicos e Teatrais, Kove caracteriza a situação do teatro na Rússia instável, assim como a própria política do país, uma vez que as escolas de dramatização desenvolveram por 70 anos uma arte convencionada para o Estado.
Stanislavisky
Segundo o diretor, sua passagem pelo Brasil veio de um convite do Grupo de Teatro Macunaíma para divulgar a revolucionária técnica de interpretação do russo Constantim Stanislavisky. A técnica de Stanislavisky é baseada no fundamento de que o elemento básico de um espetáculo é o ator, mais importante que o diretor e o autor.
Para Kove, a obra de Stanislavsky deveria ser a primeira a ser estudada pelo ator e, logo depois, os textos de Brecht. Apesar de muito popular entre os atores, não existe um estudo mais aprofundado sobre Stanislavisky.
Disciplina
Para o diretor, "o texto de Shakespeare e a oportunidade de dirigir um grupo jovem são as principais qualidades deste trabalho", diz o diretor.
O grupo Macunaíma conta que a rígida disciplina do diretor e o aprofundamento com o método de Stanislavisky são os principais desafios deste trabalho. Segundo eles, a experiência possibilitou o conhecimento mais aprimorado com os textos, em que cada palavra é estudada diversas vezes.
Sendo o ator a base do espetáculo, ele executa uma cena de vários modos, possibilitando o desenvolvimento da improvisação.
Kove afirma que Juca de Oliveira é o ator que melhor utiliza o método de Stanislavisky. Entre as peças que assistiu em São Paulo, ele destaca "O Livro de Jó" e "Quartett"como exemplos dessa técnica de interpretação.
Após a temporada com o grupo Macunaíma, Adgur Kove viaja para a Bahia, onde pretende desenvolver um novo trabalho teatral.

Peça: Sonhos de uma Noite de Verão
Quando: estréia hoje, às 21h. Sáb e dom, às 21h. Seg a sex, às 18h. Até 2 de outubro
Onde: teatro Escola Macunaíma (al. Barão de Limeira, 490, tel. 222-7507)
Quanto: R$ 5

Texto Anterior: Divergências indicam os rumos das artes contemporâneas
Próximo Texto: Uzyna Uzona estréia peça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.