São Paulo, quarta-feira, 25 de setembro de 1996 |
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Software para crianças emprega termos complexos RENATA RAMOS JACUK RENATA RAMOS JACUK; CARLOS ALBERTO DELLA PASCHOA
Com visual atrativo, o software propõe o aprendizado num crescente de dificuldade, por meio da elaboração de oito lições. O aluno pode seguir a sequência ou escolher aleatoriamente, por temas: números, locais, animais, objetos, pessoas e músicas. Durante as lições são explorados os conteúdos gramaticais, pronúncia, testes, jogos, músicas, todos ligados ao tema abordado. A pronúncia pode ser gravada para avaliação posterior. Alguns problemas, porém, comprometem a proposta pedagógica do programa. A apresentação, com temas ingleses, faz supor uma pronúncia britânica. Na realidade, há uma mistura das pronúncias americana e britânica. Emprega termos complexos e verbos irregulares no passado, que não se costuma ensinar a crianças nessa faixa de idade. Há a utilização de preposições não usuais, como "next to" e "under/on", quando as mais encontradas nas gramáticas são, respectivamente, "near of" e "under/over". A apresentação do vocabulário pode causar alguma confusão quanto à pronúncia correta, uma vez que as frases empregam artigos indefinidos antes do substantivo -o aluno pode ficar em dúvida se braço é "arm" ou "an arm". Além disso, algumas traduções apresentadas não correspondem ao texto falado. Intermediário "Learning English" (MSD Software, R$ 110), da LangMaster, se destina a um público de nível intermediário, que já possui certo conhecimento gramatical e um vocabulário mínimo. Explora a literatura, o vocabulário e a respectiva pronúncia servindo-se de textos conhecidos, como "The Sign of Four". Está inserido numa série que abrange desde o nível básico até o avançado. Seus recursos contemplam a verificação de pronúncia, significado, qualificação gramatical e as variáveis de um termo. Há diversas formas de aprendizagem, desde o uso da narrativa oral (modo cinema), com exercícios posteriores para verificação do conteúdo, como da narrativa escrita, havendo a possibilidade de consulta ao glossário existente. Durante todo o software é possível treinar a pronúncia, por meio de gravação. Como o programa se baseia na adaptação de livros ingleses, a pronúncia britânica não gera conflito para o aluno. É indicado para complementar as aulas dadas nos laboratórios de línguas, promovendo a aprendizagem pela interatividade. Um dado a ser aperfeiçoado é agregar animações durante a apresentação do "filme", hoje feito por meio de figuras estáticas. Onde encontrar - NetWell: tel. (011) 263-9033; MSD: tel. (061) 323-8297 Renata M. Ghedini Ramos Jacuk é professora de inglês na Unip. Carlos Alberto Della Paschoa é pesquisador da Escola do Futuro/USP. Texto Anterior: Multimídia sofistica o ensino de inglês Próximo Texto: Conheça alguns programas para aprender inglês Índice |
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