São Paulo, quarta-feira, 25 de setembro de 1996
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Software para crianças emprega termos complexos

RENATA RAMOS JACUK
CARLOS ALBERTO DELLA PASCHOA

RENATA RAMOS JACUK; CARLOS ALBERTO DELLA PASCHOA
ESPECIAL PARA A FOLHA

O CD-ROM "English for Kids" (Netwell, R$ 49) destina-se a crianças alfabetizadas, uma vez que permite ler as frases em português durante a pronúncia.
Com visual atrativo, o software propõe o aprendizado num crescente de dificuldade, por meio da elaboração de oito lições.
O aluno pode seguir a sequência ou escolher aleatoriamente, por temas: números, locais, animais, objetos, pessoas e músicas.
Durante as lições são explorados os conteúdos gramaticais, pronúncia, testes, jogos, músicas, todos ligados ao tema abordado. A pronúncia pode ser gravada para avaliação posterior.
Alguns problemas, porém, comprometem a proposta pedagógica do programa.
A apresentação, com temas ingleses, faz supor uma pronúncia britânica. Na realidade, há uma mistura das pronúncias americana e britânica.
Emprega termos complexos e verbos irregulares no passado, que não se costuma ensinar a crianças nessa faixa de idade.
Há a utilização de preposições não usuais, como "next to" e "under/on", quando as mais encontradas nas gramáticas são, respectivamente, "near of" e "under/over".
A apresentação do vocabulário pode causar alguma confusão quanto à pronúncia correta, uma vez que as frases empregam artigos indefinidos antes do substantivo -o aluno pode ficar em dúvida se braço é "arm" ou "an arm".
Além disso, algumas traduções apresentadas não correspondem ao texto falado.
Intermediário "Learning English" (MSD Software, R$ 110), da LangMaster, se destina a um público de nível intermediário, que já possui certo conhecimento gramatical e um vocabulário mínimo.
Explora a literatura, o vocabulário e a respectiva pronúncia servindo-se de textos conhecidos, como "The Sign of Four". Está inserido numa série que abrange desde o nível básico até o avançado.
Seus recursos contemplam a verificação de pronúncia, significado, qualificação gramatical e as variáveis de um termo.
Há diversas formas de aprendizagem, desde o uso da narrativa oral (modo cinema), com exercícios posteriores para verificação do conteúdo, como da narrativa escrita, havendo a possibilidade de consulta ao glossário existente.
Durante todo o software é possível treinar a pronúncia, por meio de gravação.
Como o programa se baseia na adaptação de livros ingleses, a pronúncia britânica não gera conflito para o aluno.
É indicado para complementar as aulas dadas nos laboratórios de línguas, promovendo a aprendizagem pela interatividade.
Um dado a ser aperfeiçoado é agregar animações durante a apresentação do "filme", hoje feito por meio de figuras estáticas.

Onde encontrar - NetWell: tel. (011) 263-9033; MSD: tel. (061) 323-8297

Renata M. Ghedini Ramos Jacuk é professora de inglês na Unip.

Carlos Alberto Della Paschoa é pesquisador da Escola do Futuro/USP.

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