São Paulo, quarta-feira, 25 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jovens suecos invadem home page da CIA

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Hackers suecos -ou simpatizantes deles- invadiram e modificaram a página da CIA na Internet na quarta-feira passada.
O serviço secreto norte-americano só percebeu a invasão cerca de 12 horas depois de a porta ter sido arrombada. Na quinta-feira, anunciou que a página ficaria fora do ar para ser arrumada.
A invasão foi um protesto contra um processo que está sendo movido contra um grupo de hackers na Suécia.
O grupo, que se autodenomina Poder Pela Resistência, mudou o nome da CIA na página da Internet. Passou de Central Intelligence Agency para Central Stupidy Agency (algo como Agência Central da Estupidez).
Os hackers -piratas cibernéticos, que se divertem invadindo computadores alheios- também colocaram uma mensagem contra o promotor do caso, Bo Skarinder, segundo a agência de notícias norueguesa NTB. "Pare de mentir", escreveram os piratas.
Para completar, criaram várias conexões da página da CIA com supostos endereços de sexo.
O caso na Justiça sueca envolve um grupo de hackers com idades de 16 a 21 anos, que foram presos em 1991. O julgamento começou na semana passada.
Segurança mantida
Segundo o porta-voz da CIA, Rick Oborn, a invasão não significou ameaça à segurança nacional.
"O serviço na Internet é um sistema independente, que não está ligado a nenhum arquivo interno da CIA. Não há forma possível de entrar nos arquivos secretos da CIA por ele."
O serviço da CIA na Internet oferece informações gerais sobre os EUA e lista de publicações, entre outros dados. É consultado semanalmente por cerca de 120 pessoas.
Antes que a CIA tirasse do ar a página violada, muita gente, mesmo sem estar envolvida com o ataque, fez cópias para colocar no ar. Uma chegou a estar disponível em http://www.is.co.za/mikev/ cia-hacj/. Mas saiu do ar na sexta-feira.
Além de deixar sua página fora do ar por tempo não divulgado, a CIA criou um grupo para investigar o que efetivamente aconteceu, como foi a invasão e o que deve ser feito para evitar futuros ataques.
Ataques a sites na Internet não são incomuns. No mês passado, hackers invadiram a página do Departamento de Justiça norte-americano. Mudaram a página de abertura do site, colocando as palavras Departamento de Injustiça.

Texto Anterior: Filme discute tecnologia
Próximo Texto: Ciberterrorismo ameaça rede
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.