São Paulo, quinta-feira, 26 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Assassinato caiu 14,8% no Rio este ano

DA SUCURSAL DO RIO

A média mensal de homicídios na cidade do Rio de Janeiro caiu 14,8% em 1996 em relação a 1995.
No ano passado, a média mensal foi 312, com 3.744 no total. Em 94, houve 8.408 homicídios (média de 700 por mês).
Segundo o coronel Milton Correia da Costa, assistente técnico da Secretaria da Segurança Pública do Estado, a redução dos homicídios está relacionada a uma estratégia de "reativação da ação de polícia".
"Em governos anteriores, a polícia era desestimulada a entrar nos santuários do crime porque a corrente política dominante achava que o crime tinha que ser reduzido somente pelo combate aos problemas sociais. Enquanto isso, os bandidos se armavam", disse.
Premiações A criação de premiações por produtividade para os policiais que atuam na linha de frente é apontada pelo coronel como um fator importante para a diminuição dos homicídios.
O risco de cada operação e a atuação do policial podem determinar um acréscimo de 50%, 100% ou 150% em seu salário. Além disso, existe a possibilidade de promoção por ato de bravura.
"Ainda temos um déficit de 35% na corporação", afirmou. "Mas isso não pode servir de desculpa para os índices de criminalidade."
Correia da Costa afirmou que a redução de quase 15% no número de homicídios neste ano está dentro do esperado. "E a tendência é baixar mais em 97, porque a polícia não vai recuar."

Texto Anterior: Mudança começa no uniforme
Próximo Texto: São Paulo registra crescimento de 7,1%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.