São Paulo, quinta-feira, 26 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mudança começa no uniforme

DE NOVA YORK

Uma das primeiras novidades na luta contra o crime em Nova York apareceu na roupa dos policiais.
Até 1994, eles usavam camisa branca. Os responsáveis pela segurança consideraram aquela cor muito suave. Ela não passava, segundo eles, a imagem de dureza.
A camisa mudou para azul e o aspecto do policial ficou mais sóbrio e escuro, num pequeno detalhe de toda uma ofensiva que, bem-sucedida, virou modelo mundial.
Por trás da queda do crime em Nova York, há pelo menos dois fatores: melhor policiamento e as experiências educacionais envolvendo as comunidade pobres.
A prefeitura colocou mais policiais andando nas ruas, coibiu pequenas delinquências para passar a imagem de ordem e deu mais autonomia às delegacias.
Com isso, as delegacias passaram a "prestar contas" sobre o número de crimes de seu bairro.
O "balanço" acabou por produzir maior transparência e competição entre os delegados. Logo no início de seu mandato, em 1994, o prefeito Rudolph Giulianni mudou os comandos e afastou antigos delegados.
Ao mesmo tempo, as comunidades investiram mais em projetos contra a violência, lançando experiências dentro e fora das escolas.
Nos bairros mais devastados pela violência, introduziram de madrugada campeonatos de basquete; logo se veria que, naquele hora, diminuíam os tiroteios e assassinatos, já que os jovens estavam entretidos no esporte.

Texto Anterior: Homicídio tem queda recorde em Nova York
Próximo Texto: Assassinato caiu 14,8% no Rio este ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.