São Paulo, quinta-feira, 26 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fumaça transmite mais nicotina que leite

AURELIANO BIANCARELLI
DO ENVIADO ESPECIAL

Três cigarros por dia é o que "fumam" bebês cujas mães fumam durante o ato de amamentar.
Os dados aparecem em estudo feito com 88 mães em aleitamento e com seus filhos de até 6 meses de idade, em Porto Alegre.
Todas as mães fumaram durante a gravidez e continuavam fumando na amamentação.
A pesquisadora Isabel de Oliveira Netto, da UFRS, utilizou a urina das crianças para dosar o teor de cotinina presente no corpo. A cotinina é a substância na qual a nicotina se transforma depois de metabolizada pelo organismo.
As mães foram divididas em dois grupos. O primeiro era formado por aquelas que não fumavam durante o aleitamento e procuravam fumar longe da criança.
Nesse grupo, observou-se uma média de 58,8 nanogramas de cotinina por mililitro (ng/ml) de urina. Equivale em nicotina a quase um cigarro por dia, transmitido pelo leite.
No grupo que fumava durante a mamada e próximo ao berço, a média encontrada foi de 244 ng/ml, equivalente a três cigarros. Segundo Isabel, uma criança estudada chegou a registrar 780 ng/ml, o equivalente a oito cigarros.
"O estudo mostrou que a nicotina passa pelo leite, mas passa mais pela inalação da fumaça."
Não se conhece ainda os efeitos de tantos cigarros na saúde do "bebê fumante". Os pesquisadores também não sabem se a presença de substâncias tóxicas no organismo da criança vai transformá-la necessariamente em um dependente do cigarro.
A pesquisa com os "bebês fumantes" foi feita em 1991. A gravidade dos dados, no entanto, foi confirmada por estudo concluído pela mesma pesquisadora dois meses atrás.
Segundo o trabalho, 19,5% das gestantes de Porto Alegre fumam durante a gravidez. A grande maioria dessas mulheres -observam os pesquisadores- continuará fumando na amamentação.
"É comum a mulher aproveitar a hora em que está amamentando para fumar o seu cigarro", diz o professor Mário Rigatto.
(AB)

Texto Anterior: Os estragos do cigarro na gestação
Próximo Texto: Comerciante largou cigarro ao detectar primeira gravidez
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.