São Paulo, quinta-feira, 26 de setembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Grotowski ensina teatro em SP

DA REDAÇÃO

Diretor polonês, uma das maiores influências das artes cênicas, participa a partir de segunda-feira de eventos coordenados pelo Sesc; em entrevista, fala de seu trabalho atual com cantos antigos e de como prepara seu assistente, Thomas Richards, para ser seu sucessor
O diretor polonês Jerzy Grotowski, autor de "Em Busca de um Teatro Pobre" (1968, Civilização Brasileira), que influenciou todo o teatro dos anos 60 e posterior, tem um primeiro encontro em São Paulo na próxima segunda-feira, dia 30.
É um dos três eventos públicos programados pelo Centro de Pesquisa Teatral do Sesc, coordenado por Antunes Filho, para a visita do diretor, que é assim descrito pelo não menos célebre diretor britânico Peter Brook:
"Grotowski é único. Por quê? Porque ninguém mais no mundo, ao que eu saiba, ninguém desde (o diretor russo) Stanislavsky investigou a natureza da representação teatral, seu fenômeno, seu significado, (...) tão completamente."
Grotowski (1933) desenvolve os encontros e o simpósio ao lado de Thomas Richards, seu assistente e "herdeiro indicado".
O jornal francês "Libération" entrevistou o diretor polonês no ano passado. A seguir, trechos da entrevista.

Próximo Texto: Grotowski ensina teatro em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.