São Paulo, quinta-feira, 26 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estrógeno está ligado ao humor, diz estudo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pesquisadores afirmam ter encontrado mais evidências de que o hormônio feminino estrógeno afeta o humor. Os resultados são publicados hoje na revista "Nature".
Segundo os cientistas, do Britain's Medical Research Council's Brain Metabolism Unit, em Edimburgo (Reino Unido), o hormônio estrógeno ajuda o cérebro a usar mais serotonina.
A serotonina é uma substância que carrega mensagens entre as células nervosas (os neurônios) e está ligada ao humor e ao sono.
Segundo eles, o estrógeno é capaz de criar mais receptores nas células nervosas. Os receptores são uma espécie de "porto" químico das células, onde substâncias cerebrais "pousam" e passam a agir.
"O papel do estrógeno na depressão e euforia, por exemplo, é sugerido pelo fato de que as concentrações desse hormônio caem durante a menopausa e na depressão pós-natal", disse George Fink.
Antidepressivos como o Prozac interagem com as substâncias transportadoras da serotonina.

Texto Anterior: Cinco cigarros ao dia já afetam pulmões
Próximo Texto: EUA desenvolvem teste para 'vaca louca'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.