São Paulo, quinta-feira, 26 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cinco cigarros ao dia já afetam pulmões

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A fumaça de cinco cigarros por dia é suficiente para diminuir a capacidade dos pulmões dos adolescentes, diz estudo na revista "New England Journal of Medicine".
Pesquisadores do Brigham and Women's Hospital, em Boston (EUA), verificaram os hábitos quanto ao fumo e a capacidade de "forçar" o ar através dos pulmões de 12.253 adolescentes em seis Estados norte-americanos.
Os resultados mostraram que os pulmões de garotas são mais afetados do que o de garotos, e que os pulmões de garotas fumantes entre 17 anos e 18 anos têm menor capacidade do que os pulmões daquelas que não fumam.
"A taxa de respiração difícil aumentou de acordo com a quantidade de cigarro consumida e ela foi maior em garotas do que em garotos", disse Diane Gold.
Garotas teriam mais dificuldade de respirar porque seus pulmões tendem a ser menores do que os dos garotos. Assim, o ar passaria mais "apertado" pelos órgãos, especulam os pesquisadores.

Texto Anterior: Grupo de ex-premiê toma o Parlamento
Próximo Texto: Estrógeno está ligado ao humor, diz estudo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.