São Paulo, sexta-feira, 27 de setembro de 1996
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Para secretária, resultado é 'muito bom'

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A secretária de Estado da Educação, Rose Neubauer, considerou os resultados da avaliação "muito bons". Para ela, o bom desempenho dos alunos da 3ª série estadual "é um indicador claro que é possível melhorar a educação pública".
"Políticas sistemáticas de melhoria das condições de trabalho do professor e a ampliação da jornada do aluno têm, efetivamente, consequências positivas no desempenho", diz o relatório produzido pela secretaria.
Os alunos de 3ª série foram avaliados nos conteúdos ensinados na 1ª e 2ª séries do 1º grau -o chamado Ciclo Básico, ou CB, implantado a partir de 1984.
Dentro do CB não se reprova alunos, salvo raras exceções, que devem ser autorizadas pelas Delegacias de Ensino.
Foi também no CB que o governo estadual introduziu, a partir de 1986, a Jornada Única, que ampliou o tempo de permanência dos alunos nas escolas.
Além disso, a partir de 1985, a Secretaria da Educação passou a produzir uma série de materiais didáticos especificamente voltadas para as duas séries iniciais do 1º grau.

Construtivismo
No CB ocorreu ainda, na última década, uma das maiores revoluções no ensino, com a introdução, na alfabetização, das teoria do construtivismo -que "decifrou" o processo da criança na aprendizagem da leitura e da escrita, estabelecendo quatro fases nítidas.
Nada disso ocorreu nas séries finais do 1º grau.
"A descaracterização da 5ª a 8ª séries ocorre porque, nos últimos anos, não houve qualquer tipo de reflexão mais aprofundada na rede sobre o trabalho com adolescentes e pré-adolescentes", afirma a secretária da Educação.
Para ela, outra conclusão importante a se tirar do contraste entre os resultados da 3ª e 7ª séries é que a reprovação de alunos deve ser revista em todas as séries.
"Não adianta nada repetir as crianças. Além de representar um custo alto para o Estado, quanto mais os alunos são reprovados, pior as notas que tiram", diz.
Nos resultados da avaliação, quanto maior a defasagem de idade do aluno em relação à série em que deveria estudar, pior as suas notas. Sem exceção.
(FR)

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