São Paulo, sexta-feira, 27 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade aposta em peças de teatro para incentivar alunos

LUCIANA CONSTANTINO
DA FOLHA NORTE

Escolas estaduais de 1º grau de Jales (580 km de São Paulo) apostam no teatro, cotidiano dos alunos e intercâmbio com universidades para tornar o ensino mais atraente.
A Delegacia de Ensino de Jales ficou entre as dez primeiras no Estado em cinco das seis disciplinas avaliadas pela Secretaria da Educação para turmas de 7ª série no período diurno.
Desde 84, a delegacia promove cursos de reciclagem para professores das 28 escolas de 11 municípios da região por meio de intercâmbio com universidades.
Segundo o delegado, João Luiz Sene, 50, as escolas montam projetos de acordo com a necessidade dos alunos.
A escola estadual Dom Artur Horsthuis, por exemplo, desenvolve programas em que professores de várias disciplinas ensinam um mesmo assunto para facilitar o aprendizado do aluno.
No ano passado, professores de geografia, história e português montaram peças para ensinar sobre o movimento militar de 64. "Nesse tipo de trabalho o professor ensina ao estudante como relacionar os assuntos", diz o diretor Lázaro Ribeiro, 51.
A aluna Suzimara Regina Batista, 14, diz que um fator que prejudica o ensino é a falta de interesse dos próprios estudantes.
Suzimara, que está na 7ª série, fez a prova de avaliação da Secretaria Estadual de Educação em abril passado. Ele fez testes de geografia e história e ficou com índice de 73% de acertos.
"Acho importante esse tipo de prova para que o aluno possa avaliar o aprendizado."

Texto Anterior: Provas reprovam estudantes da 7ª série
Próximo Texto: Avaliação reprova 7ª série estadual
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.