São Paulo, sexta-feira, 27 de setembro de 1996 |
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Provas reprovam estudantes da 7ª série
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Na média, os alunos acertaram pouco mais de 40% das questões de português e menos de 30% das de matemática. O resultado da 7ª série é um contraste com a aprovação dos alunos da 3ª série. E isso mostra que a existência de uma política educacional duradoura voltada para uma determinada área melhora significativamente a qualidade de seu ensino. Ciclo básico Na 3ª série, a média de acertos dos alunos ficou em 70% em português e 65% em matemática. A avaliação dos alunos de 3ª série testou conteúdos das 1ª e 2ª séries, que desde 1984 são reunidas no chamado Ciclo Básico. Dentro do CB, não se reprova os estudantes. É também no CB que o governo estadual introduziu, a partir de 1986, a Jornada única, que ampliou o tempo de permanência dos estudantes nas escolas. A partir de 1985, a secretária da Educação passou a produzir uma série de materiais didáticos especificamente voltados para as duas primeiras séries do 1º grau. "A descaracterização da 5ª à 8ª série ocorre porque, nos últimos anos, não houve qualquer tipo de reflexão mais aprofundada na rede sobre o trabalho com adolescentes e pré-adolescentes", afirma a secretária da Educação. Para ela, outra conclusão importante a se tirar do contraste entre os resultados da 3ª e 7ª séries é que a reprovação de alunos deve ser revista em todas as séries. "Não adianta nada repetir crianças. Além de ter um custo alto para o Estado, quanto mais os alunos são reprovados, pior as notas que tiram", diz Rose Neubauer. Nos resultados da avaliação da 3ª e 7ª séries, quanto maior a defasagem de idade do aluno em relação à série em que deveria estudar, pior suas notas. Sem exceção. Meninos e meninas A avaliação apontou também, em ambas as séries, que as meninas em geral tiram notas um pouco melhores em português. Já os meninos vão melhor em matemática. Texto Anterior: Avaliação é a maior já feita no Estado de SP Próximo Texto: Cidade aposta em peças de teatro para incentivar alunos Índice |
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