São Paulo, sexta-feira, 27 de setembro de 1996
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Provas reprovam estudantes da 7ª série

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DA REPORTAGEM LOCAL

Os alunos da 7ª série diurna e noturna da rede estadual estariam reprovados se as provas aplicadas pela Secretaria da Educação valessem como um exame.
Na média, os alunos acertaram pouco mais de 40% das questões de português e menos de 30% das de matemática.
O resultado da 7ª série é um contraste com a aprovação dos alunos da 3ª série.
E isso mostra que a existência de uma política educacional duradoura voltada para uma determinada área melhora significativamente a qualidade de seu ensino.
Ciclo básico
Na 3ª série, a média de acertos dos alunos ficou em 70% em português e 65% em matemática.
A avaliação dos alunos de 3ª série testou conteúdos das 1ª e 2ª séries, que desde 1984 são reunidas no chamado Ciclo Básico. Dentro do CB, não se reprova os estudantes.
É também no CB que o governo estadual introduziu, a partir de 1986, a Jornada única, que ampliou o tempo de permanência dos estudantes nas escolas.
A partir de 1985, a secretária da Educação passou a produzir uma série de materiais didáticos especificamente voltados para as duas primeiras séries do 1º grau.
"A descaracterização da 5ª à 8ª série ocorre porque, nos últimos anos, não houve qualquer tipo de reflexão mais aprofundada na rede sobre o trabalho com adolescentes e pré-adolescentes", afirma a secretária da Educação.
Para ela, outra conclusão importante a se tirar do contraste entre os resultados da 3ª e 7ª séries é que a reprovação de alunos deve ser revista em todas as séries.
"Não adianta nada repetir crianças. Além de ter um custo alto para o Estado, quanto mais os alunos são reprovados, pior as notas que tiram", diz Rose Neubauer.
Nos resultados da avaliação da 3ª e 7ª séries, quanto maior a defasagem de idade do aluno em relação à série em que deveria estudar, pior suas notas. Sem exceção.
Meninos e meninas
A avaliação apontou também, em ambas as séries, que as meninas em geral tiram notas um pouco melhores em português. Já os meninos vão melhor em matemática.

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