São Paulo, sexta-feira, 27 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha e Abril fundem serviços na Internet

DA REPORTAGEM LOCAL

Os grupos Folha e Abril assinaram um acordo para fundir em um serviço único suas recém-lançadas operações na Internet: Universo Online e Brasil OnLine, respectivamente.
O novo sistema se transformará no maior provedor de acesso, informação e entretenimento para a Internet. Juntos, os dois serviços estarão disponibilizando na Internet mais de 260 mil páginas para consulta on line.
Esta é a primeira associação que envolve dois dos maiores grupos de comunicação no país.
O Grupo Abril faturou no ano passado em torno de US$ 1 bilhão e o Grupo Folha US$ 500 milhões.
O capital da nova empresa será dividido em partes iguais, e sua direção será exercida pelo jornalista Caio Túlio Costa, 42, hoje responsável pelo Universo Online, nome que será adotado pelo novo serviço.
Ambos os "sites" entraram em operação em abril passado, passaram por fase experimental e desde julho (BOL) e agosto (UOL) operam em fase comercial vendendo acesso à Internet nas cidades de São Paulo. O UOL vende acesso também no Rio de Janeiro.
Pesquisa realizada em agosto durante congresso que reuniu profissionais ligados à Internet, em São Paulo, apontou os dois serviços como preferidos dos brasileiros.
Tanto o Universo Online (http://www.uol.com.br) como o Brasil OnLine (http://www.bol.com.br) possuem conteúdo próprio e exclusivo, o que pode ser conferido nos endereços eletrônicos de ambos.
Juntos, além de se completarem, terão maior peso em alianças com parceiros de conteúdo e maior capacidade de investimento num mercado ainda virgem no Brasil. No Universo Online é possível ler a Folha, traduções de jornais estrangeiros como o "The New York Times" e "Financial Times", revistas como "IstoÉ", "Trip", "Corpo a Corpo", "Imprensa" ou a "Revista de Atualização Médica".
Também se pode consultar informações econômicas e ler notícias em tempo real, fazer pesquisa em dicionários e nos arquivos de texto integral da Folha desde 1994. É possível também realizar compras on line no supermercado Pão de Açúcar (ver quadro). No Brasil OnLine é possível ler revistas como "Exame", "Vip Exame", "Veja São Paulo", "Veja Rio", "Informática Exame", "Superinteressante", "Placar", fazer transferências de softwares, realizar consultoria on line, saber a situação do trânsito em São Paulo, ler notícia atualizada, conferir tempo, preparar roteiros de viagem, consultar tabela de preços de automóvel e até remeter cartões postais virtuais (ver quadro).
Ambos os serviços exploram a interatividade que o meio oferece. Possuem canais de bate-papo ao vivo, o que permite a várias pessoas, cada uma em uma localidade do planeta, conversar via teclado.
Os serviços também oferecem previsão de tempo, informações médicas, turísticas, serviço de cor reio eletrônico, fóruns de discussão, roteiros de artes e espetáculos, roteiros gastronômicos.
Toda pessoa que possui acesso à Internet pode visitar gratuitamente os dois "sites". Quem não tem acesso pode se conectar, hoje, por intermédio do Universo Online ou do Brasil OnLine. O acesso será único e os parques de acesso serão fundidos.
A capacidade instalada dos dois serviços, somadas, garantem neste momento 6 megabites de conexão com a Internet. Estes 6 megabits (três conexões de 2 megabits cada uma) tornam o novo serviço o maior e mais potente provedor de acesso no Brasil. Em pouco tempo o serviço estará disponível em várias outras cidades do Brasil.

Texto Anterior: Petrobrás diz que ato foi inexpressivo
Próximo Texto: Cooperativas têm aval para abrir banco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.