São Paulo, sexta-feira, 27 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vendas da linha branca aumentam 13%

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

As vendas de produtos eletroeletrônicos no mês de agosto cresceram 4,03% em comparação com o resultado do mês anterior.
A linha branca -geladeiras, freezers, máquinas de lavar e fogões- foi a que teve o melhor desempenho, com aumento de 13,02% em relação a julho.
A indústria bateu o recorde de venda de freezers verticais, fogões e máquinas de lavar.
Foram vendidos em agosto 394.500 fogões, 61.143 freezers verticais e 117.439 máquinas de lavar automáticas no mercado interno.
Roberto Macedo, presidente da Eletros (Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), diz que a linha branca tem grande potencial de crescimento. "O freezer está presente em apenas 15% dos domicílios. A máquina de lavar, somente em 26%", afirma.
O aumento do mercado dos produtos da linha branca está atraindo novos investimentos para o país.
Novas marcas
Samsung, CCE e Continental já constróem novas fábricas A Panasonic anunciou, em Tóquio, que estuda a possibilidade de produzir geladeiras em Manaus. A General Electric também quer voltar a ter fábrica no país.
Segundo Macedo, o crescimento das vendas do setor é impulsionado pela expansão dos prazos do crediários e redução de preços.
Na linha de produtos portáteis (aspiradores, enceradeiras, liquidificadores etc.) também houve aumento de vendas: 26,49%.
Esses resultados compensaram a queda de 4,16% nas vendas de aparelhos de imagem e som. Em julho, a venda de televisores em cores havia sido recorde (794 mil unidades).
Nos primeiros oito meses do ano, a venda de produtos eletroeletrônicos cresceu 31,77%.
No acumulado do ano, o setor de produtos de imagem e som teve o melhor desempenho: 40,75%. A linha branca cresceu 21,70%, e os portáteis, 13,39%.

Texto Anterior: Economia fica sem R$ 3 bi em agosto
Próximo Texto: IPC da Fipe se mantém estável e fica em 0,10%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.