São Paulo, sexta-feira, 27 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IPC da Fipe se mantém estável e fica em 0,10%

DA REPORTAGEM LOCAL

A taxa de inflação em São Paulo caiu para 0,10% na terceira quadrissemana de setembro, segundo a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
A taxa reflete a variação de preços no período de 24 de agosto a 23 de setembro. O IPC-Fipe se manteve estável em relação à terceira quadrissemana do mês, que havia apontado alta de 0,11%.
O instituto já havia previsto na segunda quadrissemana queda mais lenta dos preços nas próximas pesquisas.
Segundo Heron do Carmo, coordenador do IPC, a taxa no final de setembro deve ficar em torno de 0,10%, se mantendo no mesmo patamar da registrada na terceira quadrissemana.
Ele não descarta, no entanto, a possibilidade de haver deflação.
A inflação acumulada até agosto é de 8,76%, segundo o instituto.
A Fipe pesquisa as variações de preços para famílias com renda até 20 salários mínimos (R$ 2,24 mil).
Nesta terceira quadrissemana, os alimentos semi-elaborados voltaram a registrar taxa positiva em função do aumento dos preços do frango, do pescado e do feijão. Já o índice dos alimentos industrializados manteve ritmo de queda.
No geral, o preço dos alimentos diminuiu 0,65%."A taxa dos produtos alimentares está caindo menos. Isso contribuiu para elevar o índice, afirma Carmo.
O vestuário continua registrando queda dos preços, apesar do término da fase mais intensa de liquidações.
Despesas em alta
O único setor que registrou alta de preços foi o de despesas pessoais (fumo, bebida, artigos de higiene, etc.), que aumentou 0,73%.
O setor da habitação, que registrou taxa de 1,5% nesta última pesquisa, continua a ser o que mais pressiona a alta do índice de inflação, diz Carmo. Apesar de ter havido queda de preços do setor na terceira quadrissemana em relação à anterior.

Texto Anterior: Vendas da linha branca aumentam 13%
Próximo Texto: Movimento do mercado cai com a greve
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.