São Paulo, sexta-feira, 27 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Israel enfrenta nova intifada com a morte de 50 pessoas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Israel e os territórios palestinos viveram ontem uma nova intifada, a revolta árabe contra a ocupação israelense, com a morte de pelo menos 50 pessoas em enfrentamentos na faixa de Gaza e na Cisjordânia.
Soldados israelenses mataram 39 palestinos em confrontos que ameaçam parar o processo de paz no Oriente Médio. Policiais palestinos mataram 11 soldados.
Os conflitos começaram anteontem, no primeiro forte confronto entre a polícia palestina e os soldados de Israel. O total de mortos nos dois dias de enfrentamentos chegou ontem a 55, e o total de feridos, a 1.150. Tanques foram usados pela primeira vez na Cisjordânia desde 1967.
A causa do recrudescimento foi a decisão do governo israelense de abrir uma nova saída para um túnel que é atração turística em Jerusalém, cidade reivindicada como capital pelos dois povos. O túnel passa próximo a mesquitas sagradas.
O premiê israelense, Binyamin Netanyahu, opôs-se a fechar a nova saída. Ele deve se encontrar hoje com o líder palestino, Iasser Arafat, no Egito para discutir o assunto. O líder árabe disse que os confrontos foram "um verdadeiro massacre".
O presidente Bill Clinton (EUA) pediu calma. O Conselho de Segurança da ONU se reúne hoje para tratar do assunto.

LEIA MAIS sobre os confrontos às páginas 15 e 16

Texto Anterior: Definida transferência de Hong Kong
Próximo Texto: 'Bibi' e Arafat devem se reunir hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.