São Paulo, sexta-feira, 27 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fetos não sentem dor até 17ª semana

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Fetos de até 17 semanas não sentem dor. Essa é a conclusão de vários artigos que são publicados hoje na revista da Associação Médica Britânica ("BMJ").
Segundo os artigos, mulheres que desejam interromper a gravidez neste período não precisam temer que os fetos sintam dor.
"As evidências científicas sugerem que mulheres considerando a possibilidade de fazer aborto podem estar seguras de que o feto não sente dor, como as pessoas que são contrárias ao aborto costumam dizer", disse Stuart Derbyshire, da Universidade de Manchester (Reino Unido).
As conclusões de todos os estudos são de que o sistema nervoso do feto ainda não está desenvolvido o suficiente para "sentir" dor.
Apesar de o feto mostrar reflexos que podem parecer com os da dor, dizem os cientistas, ele não tem desenvolvimento cerebral capaz de registrá-los conscientemente.
Estudos mostraram que os recém-nascidos sentem dor. Mas os médicos que assinam os artigos publicados hoje -neurologistas, obstetras e pediatras- dizem que os fetos são diferentes.
"Médicos não são sádicos; eles não fazem o aborto para que o feto sofra", concluem.

Texto Anterior: Como o vírus da Aids entra na célula
Próximo Texto: Comer fruta todo dia reduz mortalidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.