São Paulo, sexta-feira, 27 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lebed alerta para caos iminente na Rússia

'Graças a Deus não somos a Argentina'

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Alexander Lebed, alertou ontem que o país está à beira do caos e que o Exército pode se rebelar em breve.
"Graças a Deus não somos a Argentina", disse o general da reserva, ao afirmar que a Rússia não tem histórico de golpes de Estado.
O governo argentino chamou um represente russo no país para dar explicações sobre a frase.
Lebed afirmou que o tempo do descanso de Ieltsin antes de sua operação no coração será um período de profunda instabilidade.
Anteontem, os médicos que analisaram o presidente russo adiaram a cirurgia por pelo menos seis semanas afirmando que ela seria perigosa se ocorresse agora.
"A vontade do Estado se foi... Muitas pessoas adotaram uma posição de 'esperar para ver"', disse o general russo, provavelmente em uma crítica ao premiê Viktor Tchernomirdin, que está com as responsabilidades da Presidência.
O premiê fez ontem um apelo para que os membros de seu gabinete não comecem a "brincar", o que foi considerado um alerta para que os ministros não apóiem Lebed, um possível sucessor de Ieltsin.
"Se algumas medidas sérias não forem tomadas, teremos um outubro quente", disse Lebed, em referência ao "Outubro Vermelho" de 1917 da Revolução Russa, que instalou o comunismo. Ele disse que as Forças Armadas estavam insatisfeitas com os salários.
Cirrose hepática
O principal médico do Kremlin, Serguei Mironov, disse implicitamente que Ieltsin tem cirrose hepática (doença no fígado ligada ao hábito de beber), mas que o problema foi superado.
Foi feita a seguinte pergunta: "Em 1992, médicos franceses e alemães fizeram exames em Ieltsin e diagnosticaram uma cirrose hepática. Seria essa doença um problema para a operação do coração que o presidente vai fazer?".
"Esse problema foi superado com um tratamento e uma dieta adequada", respondeu.

Texto Anterior: Nacionalista chinês morre no mar em protesto anti-Japão
Próximo Texto: Definida transferência de Hong Kong
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.