São Paulo, sábado, 28 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Armazenagem é adequada'

DA REPORTAGEM LOCAL

O diretor de Administração da Eletropaulo, Eduardo Nascimento, disse que a retenção do ascarel na usina de Piratininga não representa risco de contaminação.
Segundo ele, o produto está armazenado "adequadamente". "Os capacitores contaminados são ensacados ou colocados dentro de latões, que são lacrados. Esses latões são guardados em um galpão apropriado", afirmou Nascimento.
A Folha visitou ontem os galpões onde são mantidos os equipamentos com ascarel e constatou que eles estão isolados -com trancas- dos outros equipamentos, mas muitos não estão ensacados.
"O cuidado com o ascarel é um problema que a Eletropaulo enfrenta há mais de dez anos. As quantidades do produto são grandes e os valores para sua destruição, altos. Por isso, o ascarel está a tanto tempo estocado", afirma o diretor.
"A nossa preocupação é fazer com que esse óleo seja destruído totalmente", afirmou Nascimento, que disse não ter previsão de quanto tempo levará para que todo o óleo tóxico armazenado seja incinerado.
O gerente do Departamento do Meio Ambiente da Eletropaulo, Miguel Luiz Noronha, afirmou que as manchas de óleo no chão de um dos galpões podem ser de óleo lubrificante que tenha escorrido das carcaças dos capacitores contaminados estocados, embora não tenha descartado a possibilidade de "pequenos vazamentos" de ascarel.
"Mesmo assim, o galpão conta com um sistema de drenagem e foi construído sobre piso de concreto de 12 cm de espessura", disse Noronha, referindo-se à possibilidade de vazamento do óleo tóxico.

Texto Anterior: Incineração deve acontecer no Rio de Janeiro
Próximo Texto: Para diretor, particular deve fazer prova
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.