São Paulo, sábado, 28 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poluição estaria provocando mutações em peixes do Rio

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Peixes do rio Paraíba do Sul estariam sofrendo mutações devido ao alto índice de benzopireno na água. A conclusão é de técnicos da Assembléia Legislativa do Rio e do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio.
Segundo análises feitas na Divisão de Laboratórios da Feema (órgão do governo do Estado), o trecho próximo à zona de mistura dos efluentes da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), em Volta Redonda, apresentou índice de benzopireno 4.200 vezes acima do padrão do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).
Procurada pela Folha por telefone, a Assessoria de Comunicação da CSN não deu declarações.
O limite de benzopireno permitido é de 0,01 microgramas por litro. O benzopireno é um componente químico derivado do carbono com alto poder cancerígeno.
A Feema analisou as amostras de água e sedimentos, coletadas entre julho e setembro de 96, em dez trechos do Paraíba, entre as barragens do Funil, no município de Itatiaia, e de Santa Cecília, em Barra do Piraí.
Todas as amostras coletadas acima de Volta Redonda apresentaram resultados menores que o padrão do Conama. Nas localidades abaixo da CSN, até Barra do Piraí, os resultados foram positivos.
Também foram analisados peixes coletados por pescadores da região. Os peixes apresentam tumores e mutações. As análises constataram que os animais estão contaminados pelo benzopireno.
A Feema informou que segunda-feira passada foram feitas coletas nos trechos que estariam poluídos. O resultado das análises sai na terça-feira e será comparado com o material dos pesquisadores.
Segundo a Feema, a última análise da água do Paraíba foi feita em agosto de 96 e não considerou a presença de benzopireno fora dos limites.

Texto Anterior: Comerciante reage e morre na Granja Viana; Delegados acusados de tortura são afastados; Pedágio de veículo comercial vai a R$ 7,60
Próximo Texto: Liminar pára obra de alça no Ibirapuera
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.