São Paulo, segunda-feira, 30 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidinha Cardaci propõe UTI para hospital da prefeitura

ANDRÉ FONTENELLE
DA REPORTAGEM LOCAL

A diretora de escola estadual aposentada Aparecida, ou "Cidinha" Cardaci (PL), 58, propõe a instalação de UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) nos hospitais municipais como forma de evitar que os pacientes graves do PAS sejam transferidos para hospitais do SUS.
Cardaci, que também é advogada e professora, quer criar, ainda, "oficinas de vida", onde os mais velhos dariam às crianças ensino profissionalizante.

*
Folha - Qual é o principal projeto que a senhora pretende apresentar?
Cidinha Cardaci - O que tenho notado é que há um distanciamento muito grande entre as gerações. Podemos trabalhar juntos. Pretendo criar "oficinas de vida", que reúnam a experiência dos mais velhos e a imaturidade dos jovens.
Folha - Como funcionariam?
Cardaci - O mais experiente ministraria aulas aos mais jovens daquilo que aprendeu durante a vida de profissional. Seria uma aproximação entre essas duas pontas abandonadas, a criança e o idoso.
Folha - Qual é o problema mais grave da cidade, hoje?
Cardaci - A saúde.
Folha - O que pode ser feito?
Cardaci - Que os hospitais da prefeitura possuam UTIs. O hospital-dia é importantíssimo, principalmente para as doenças infecto-contagiosas, que requerem um tratamento especializado. Mas as UTIs não existem (nos hospitais municipais). Quando o caso é grave, eles transferem o paciente para um hospital do Estado.
Folha - Como a senhora avalia o desempenho da Câmara?
Cardaci - Daria nota seis.
Folha - Por quê?
Cardaci - Porque nem todos os vereadores estão preocupados com a seriedade do trabalho. Eles se preocupam em se reeleger. O trabalho de vereador deve ser muito mais sério. Eu não aceito vereador de gabinete. O vereador tem que estar no plenário, mas seu trabalho tem que ser junto à comunidade.

Texto Anterior: Lydia Hirao pede 'renovação' e ataca clientelismo na Câmara
Próximo Texto: Tereza Lajolo vê processo de 'desmonte do serviço público'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.