São Paulo, segunda-feira, 30 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maiores grupos do país participam do evento

ANTONIO ROCHA FILHO
DO ENVIADO ESPECIAL

A indústria espanhola vai estar representada por seus mais variados setores na Expotecnia 96.
Um dos maiores grupos industriais espanhóis -a Mondragon Corporação Cooperativa- vai estar presente.
Sediada em Bilbao, no país basco (norte da Espanha), que abriga 80% das indústrias espanholas, a Mondragon tem hoje cerca de 28 mil empregados e faturamento anual de US$ 5 bilhões, o décimo maior do país.
O funcionamento da empresa, baseado em um sistema de cooperativas, é o que mais chama a atenção. As cooperativas variam de tamanho. Há algumas com apenas 30 e outras chegam a ter 4.000 trabalhadores.
Solidariedade
Cada uma delas tem sua conta de exportação independente. Mas 10% dos lucros e 20% das atividades bancárias vão para um fundo comum de solidariedade, que ajuda cooperativas em dificuldades.
Os salários não têm grande diferença entre os postos mais baixos e os dirigentes mais altos. O funcionário mais bem pago ganha sete vezes do que o mais mal pago.
"Isso cria uma grande solidariedade interna", diz José Oscoz, diretor do departamento de operações internacionais do grupo.
A Mondragon tem banco e previdência próprios e conta com dez empresas no exterior, uma delas na América do Sul, em Buenos Aires. A cooperativa tem nas indústrias de eletrodomésticos, peças para carros, máquinas e ferramentas as suas principais atividades.
Tráfego
O grupo Abengoa também vai estar em São Paulo. Dele faz parte a Sainco Trafico, que desenvolve tecnologia de controle de tráfego de veículos por toda a Espanha.
A Sainco Trafico está participando em São Paulo do programa de semáforos inteligentes -que se adequam às condições do trânsito-, em fase de implantação pela prefeitura. O Brasil é o segundo país em contratos com a Sainco Trafico, perdendo apenas para a própria Espanha.
Durante a feira, será realizado um fórum para intercâmbio de experiências industriais entre Brasil e Espanha.
(ARF)

Texto Anterior: Feira promove indústria espanhola
Próximo Texto: Ações de estatais "eletrizam" as Bolsas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.