São Paulo, segunda-feira, 30 de setembro de 1996 |
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Feira promove indústria espanhola
ANTONIO ROCHA FILHO
Entre os dias 22 e 27 de novembro, o Anhembi (zona norte de São Paulo) vai sediar a Expotecnia 96, sétima edição da feira industrial e tecnológica organizada pelo Instituto Espanhol do Comércio Exterior (Icex), ligado ao Ministério de Comércio e Turismo da Espanha. A feira pretende mostrar os avanços da indústria espanhola e ampliar os mercados para a exportação de seus produtos. Segundo o Icex, aproximadamente 400 empresas espanholas estarão representadas em São Paulo. O Brasil foi escolhido para sediar a próxima edição da Expotecnia -as anteriores aconteceram em Portugal (89), México (90), Marrocos (91), Argentina (93), China (94), Colômbia e Tailândia (95)- por ser considerado um dos mercados mais promissores para a indústria espanhola. A avaliação é de Eduardo Euba Aldape, diretor de produtos industriais e tecnologia do Icex. Ele afirma que a realização da feira em São Paulo envolve custos de US$ 15 milhões e vale a pena. A versão de Pequim gerou negócios de US$ 600 milhões, superiores aos US$ 120 milhões de Bogotá. Para a Expotecnia 96, a expectativa é que sejam firmados contratos em um valor total de US$ 300 milhões. Mais comércio Um dos principais objetivos da Expotecnia 96 é ampliar o comércio entre a Espanha e a América Latina, em especial no Mercosul. Hoje, a América Latina representa 5% das exportações e 4% das importações espanholas. O objetivo é elevar esse percentual para 10% em cinco anos. Os países do Mercosul exercem grande atração nas indústrias espanholas porque vivem um momento de estabilidade econômica, diz Emilio Carmona Pertiñez, diretor-geral do Icex. Segundo ele, nos últimos 30 anos a Espanha mudou seu perfil de país agrícola para uma economia com indústria desenvolvida e com forte participação do setor de serviços, que responde hoje por cerca de 60% da economia espanhola. A integração da Espanha no comércio internacional se acelerou com o ingresso do país na União Européia, em 86. O Icex, criado em 82, busca justamente viabilizar essa expansão espanhola no mercado mundial. O jornalista Antonio Rocha Filho viajou à Espanha a convite do Instituto Espanhol de Comércio Exterior. Texto Anterior: Brasileiro está apto para a globalização Próximo Texto: Maiores grupos do país participam do evento Índice |
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