São Paulo, segunda-feira, 30 de setembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Indignação registrada; Alanis aqui e agora; Tudo sobre Greenpeace; Fã do "Red Hot"; Que alienado, que nada!; Tratamento para bobo; Essa briga é nossa; Dicas para DJ

Reclame, elogie, esculhambe, sugira e, se quiser, mande também fotos ou desenhos
Indignação registrada
"Estou escrevendo para parabenizá-los pelo grande trabalho que estão fazendo e gostaria que minha indignação fosse registrada. Vejo na seção de música que as reportagens são apenas sobre grupos de rock, pop, blues e outros gêneros musicais. Em especial: bandas internacionais. Aí eu pergunto: E a nossa cultura, onde fica? Cadê a nossa música sertaneja? Anda girando um preconceito muito grande em torno da música sertaneja. Gostar de música sertaneja não quer dizer que você seja ou não um caipira. Mas se você for um, e daí? O nosso presidente Fernando Henrique Cardoso disse que o Brasil é um país de caipira! Moramos num país onde temos o direito de expressar nossas idéias. Os teens só escrevem pedindo mais e mais rock. Será que a vergonha não os deixa pedir ao Folhateen que fale sobre música sertaneja? Ou será o reflexo de uma cultura pequena e egocêntrica?"
Carlos Eduardo Carvalho de Castro, 18 (Carmo de Minas, MG)

Alanis aqui e agora
"Olha, eu adoro vocês aí! Mas quero fazer uma sugestão: por que na parte de música do Folhateen vocês não fazem uma super-reportagem com a cantora Alanis Morissette?! Ela é uma supercantora. Atenção: quem gosta ou não gosta da Alanis Morissette mande carta para mim! Meu 'address' é: rua Laurentino Proença Filho, 485/301, bloco G, CEP 29060-440, Vitória, ES."
Tatiana, (Vitória, ES)

Tudo sobre Greenpeace
"Gosto muito deste caderno e acho muito importante o espaço cedido aos jovens de forma geral. Gostaria de pedir que publicassem uma reportagem sobre o Greenpeace, suas atividades no Brasil e no mundo, sua história, seus organizadores etc."
Cristina K. Ishikawa, 18 (São Paulo, SP)

Fã do "Red Hot"
"Nunca escrevi para o Folhateen, pois eu acho que minha carta nunca vai ser publicada. Mas, enfim, independentemente de ela ser publicada, quero deixar claro que vocês são D+ e, em nome de toda a galera teen, eu agradeço o quadro dos 'Grandes shows até o fim do ano', do dia 9/9. Garanto que vocês fizeram muita gente feliz, principalmente os fãs das bandas, que agora já podem ir se preparando. Mais uma coisinha: peço encarecidamente que vocês publiquem qualquer coisa dos Red Hot Chili Peppers, e, se eles vierem ao Brasil algum dia, anunciem o mais rápido possível. Gostaria de deixar meu endereço para me corresponder com quem têm algum material sobre o Red Hot."
Juliana Cinel, 17 (r. Orestes Pala, 181, CEP 15900-000, Taquaritinga, SP)

Que alienado, que nada!
"Fico feliz por um jornal levar a sério o espaço do jovem. Às vezes, a sociedade nos enxerga como alienados, mas o que a sociedade não entende é que o jovem, a cada dia que passa, é mais politizado, informado e participante. Agradeço ao Folhateen por ceder este espaço. Espero que outros veículos de comunicação (principalmente a TV) comecem a atrair os jovens com espaços produtivos, criativos e inteligentes. Cansamos da mesma história! Eu e todos os amigos leitores esperamos que o número de páginas aumente. Quando viramos a última página, a sensação é: 'Mas já acabou!'. Um abraço."
Kelly Karine de Souza, 17 (Guarulhos, SP)

Tratamento para bobo
"Estou escrevendo primeiro porque fiquei interessadíssima em participar da equipe de apoio do Folhateen. Achei superlegal vocês escolherem pessoas de fora para fazer com que o Folhateen se torne cada dia melhor. A segunda razão pela qual escrevo é que eu acho que, às vezes, na intenção de demonstrar uma linguagem jovem, você acabam nos tratando como bobos e isso não é legal. Outra coisa que eu não gosto muito são os quadrinhos, acho que você poderiam melhorar isso. Mas, em geral, o Folhateen é o máximo e fala sobre tudo que a gente gosta. Gostaria de me corresponder e conhecer fãs do Legião e Iron Maiden e roqueiros em geral. Um beijão."
Maria Cecilia Andreo, 15 (av. Amador Bueno da Veiga, 3.044, apto. 33, Vila Esperança, São Paulo, SP)

Essa briga é nossa
"Está chegando o fim do ano e, com ele, o 'provão', que irá avaliar a qualidade das faculdades e universidades brasileiras. Fico pensando se os dados recolhidos com as provas serão reais e honestamente divulgados. Se isso acontecer, podemos ter uma grande decepção. Na maioria dos casos, o ensino de terceiro grau está formando uma série de pseudoprofissionais.
Para quem duvida, basta ligar a TV em um programa vespertino em que duas escolas de segundo grau devem responder a questões de conhecimento geral. Em um deles, a pergunta era qual o romance de Graciliano Ramos que tem o mesmo nome de uma cidade do ABC paulista. O silêncio se fez entre os estudantes. Quando foi perguntado quanto vale a terça parte de três mil, a pergunta ficou sem resposta!!!
É preciso bom senso para diagnosticar que, se os resultados forem bons, eles serão uma tentativa de iludir os adolescentes em relação à decadência do ensino brasileiro. Estejamos alerta, jovens, a briga é conosco!"
Henrique Lobello, 19 (Campinas, SP)

Dicas para DJ
"Escrevo para parabenizar esse meio de informação que instrui e nos ajuda a compreender melhor o nosso mundo. E, aproveitando a deixa, dou meu apoio ao Thiago Henrique (15 anos, edição de 16/9) e também gostaria reportagens sobre DJ's e Dance Music e a vida noturna. Sou um DJ e sei da importância da música (seja qual for) para nós, jovens. E aqui vai uma dica para quem quer se tornar um DJ. Procure informações em revistas, como a DJ Sound, e se informe melhor nas lojas especializadas em Dance Music de sua cidade. Depois, é entrar de cabeça, corpo e alma. E aqui vai meu endereço para correspondência com DJ's de todo Brasil: rua da Platina, 182, Q-3, CEP 78908-070, Porto Velho, RO."
DJ Melo, (Porto Velho, RO)

Folhateen: al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo, SP, CEP: 01202-900. E-mail: Folhateen@uol.com.br. Mande seu nome, idade, endereço, telefone e, se quiser, foto ou desenho.

Próximo Texto: Garotos deixam garotas de quatro, e não apenas no ato
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.