São Paulo, segunda-feira, 30 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Adolescente gorducho tem mais chance de virar um adulto gorducho

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Tenho 15 e nadei durante sete anos seguidos. Quando parei, engordei rapidamente. Hoje tenho 20 quilos a mais do que na época da natação (meço 1,66 m e peso 78 kg). Existe um tratamento rápido para perder peso?"

resposta
Quem emagrece rápido, recupera o peso em dois tempos. O organismo não tem tempo de se adaptar às novas mudanças corporais e acaba fazendo você comer mais.
Vamos pensar no que aconteceu com você. Seu corpo estava acostumado a receber um monte de energia por dia por meio dos alimentos. Essa energia era gasta nas suas atividades diárias, que incluíam a natação. Daí, você pára de nadar da noite para o dia, mas continua, provavelmente, comendo a mesma quantidade de alimentos e de energia. Pergunta: para onde vai esse excesso de energia que agora não é mais usado pelo seu corpo?
Ele se transforma em gordura e se deposita na sua barriga, coxas, mamas, culotes etc.
Solução: comer menos, ou aumentar a atividade física, ou combinar as duas alternativas anteriores, que, aliás, é o método mais eficiente para emagrecer.
Na prática, a coisa não é tão simples. Muitas pessoas têm uma tendência genética a engordar, outras não conseguem seguir esse esquema de perda de peso. Precisam da ajuda de um profissional especializado: um médico endocrinologista ou uma nutricionista.
Distúrbios nos hormônios podem ser a causa de um aumento rápido de peso, mas essa é uma situação muito mais rara. Para terminar: um adolescente com excesso de peso tem mais chance de ser um adulto com excesso de peso. Portanto que tal começar agora?

Texto Anterior: Concorra a ingressos para o AC/DC
Próximo Texto: A proposta é ser solidário e não fazer caridade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.