São Paulo, segunda-feira, 30 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Performances do projeto usam música, dança e cinema

IRINEU FRANCO PERPETUO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Muita música, dança e até cinema. A variedade é a marca das performances do projeto "Antarctica Artes com a Folha".
Ao todo, são quatro trabalhos, criados por Laura Lima, Rodrigo Saad, Marcelo Gabriel e grupo O Grivo. As duas últimas tiveram apresentação única ontem, enquanto as outras ainda vão acontecer nos domingos remanescentes do evento.
Laura Lima é a única que não participa fisicamente da performance. Para pular corda em uma banheira de 15 cm de profundidade, repleta de gelatina vermelha, ela escalou Natashe Collina, 8.
A apresentação levou 15 minutos na estréia, mas não tem duração pré-determinada. "Dura o tempo que a menina quiser", diz Lima.
"A idéia é um moto contínuo, sem começo e sem fim, no qual se perca a noção de tempo."
Até a camisola branca usada por Collina, que vai se sujando de gelatina ao longo da performance, tem significado especial: é o traje da noite de núpcias da mãe da artista.
Além de Laura Lima, outra atração faz sua performance fora do auditório: é Rodrigo Saad, conhecido como Cabelo. Bem ao lado da banheira de gelatina, ele coloca um aquário e seis cadeiras.
Em cada cadeira, fica sentada uma pessoa, vestindo um capuz negro. O artista liga os capuzes ao aquário por meio de linhas, simulando uma pescaria.
Marcelo Gabriel é dançarino performático. Sua apresentação, de 25 minutos, inclui ativa participação do público. O artista chega a rolar no meio da platéia, causando gritos de susto e risos.
Já o grupo mineiro O Grivo mescla música e cinema. Durante 50 minutos, O Grivo toca, enquanto, em um telão, são exibidos cinco filmes dos primórdios da história do cinema, incluindo um do dadaísta francês Marcel Duchamp.

Texto Anterior: Mostra recebe 7.000 pessoas em seu 1º dia
Próximo Texto: Curadores conversam com o público no Bate-Papo Online
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.