São Paulo, sexta-feira, 3 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Papa-Tudo terá que recompor reservas

Prazo vai até final de fevereiro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Papa-Tudo, empresa de títulos comercializados pela Interunion Capitalização, deve recompor suas reservas (que garantem os resgates aos clientes) até o próximo dia 28 de fevereiro.
O Papa-Tudo pertence ao empresário Artur Falk, dono do Banco Interunion, liquidado extrajudicialmente no último dia 30.
A informação é da Susep (Superintendência de Seguros Privados), que fiscaliza o setor de títulos de capitalização. Até o prazo estipulado, o Papa-Tudo deverá ter suas reservas recompostas.
Caso o cronograma não seja cumprido, pode acontecer uma intervenção, liquidação extrajudicial ou prorrogação da direção fiscal (fiscalização branda da Susep).
O fechamento do Banco Interunion não tem qualquer influência sobre o Papa-Tudo, porque a Interunion Capitalização é uma empresa distinta, embora faça parte do grupo, segundo a Susep.
Até 28 de fevereiro, as pessoas que possuem títulos de capitalização do Papa-Tudo devem esperar normalmente os sorteios, segundo a Susep. No caso de uma liquidação extrajudicial, a Susep pagará os credores e, se necessário, venderá os bens dos ex-controladores. Representantes da Interunion Capitalização afirmam que 85% das reservas já foram recompostas e os 15% restantes serão apresentadas antes de o dia 28 de fevereiro.
Há um ano a Interunion Capitalização está sob direção fiscal da Susep. O destino do Papa-Tudo depende do relatório da Susep.
Os problemas com o Papa-Tudo começaram em 96. A Interunion Capitalização apresentou como reservas ações de empresas fechadas, apesar da Susep aceitar apenas ações de empresas de capital aberto. Em julho de 96, as reservas estavam baixas para garantir resgates.
A Interunion Capitalização diz que teve faturamento recorde em dezembro último -R$ 50 milhões- e que nunca deixou de pagar aos clientes. Segundo representantes da empresa, o problema da capitalização não é de liquidez, mas de troca de reservas.

Texto Anterior: Cai alíquota para exportador
Próximo Texto: Centrus compra 20% de empresa espanhola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.