São Paulo, sexta-feira, 3 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hormônio do apetite é ligado à puberdade

DA REPORTAGEM LOCAL

Um hormônio relacionado ao controle do apetite, a leptina, foi associado à ativação dos processos que iniciam a adolescência em meninas. A conclusão é de um estudo publicado na edição de hoje da revista científica "Science".
Farid Chehab e equipe, da Universidade da Califórnia em San Francisco (EUA), estudaram os efeitos da leptina em ratas normais pré-adolescentes.
Comparadas às ratas que não receberam a injeção de hormônio (as do grupo de controle), as ratas que fizeram parte da experiência cresceram mais devagar, devido aos efeitos emagrecedores da leptina.
No entanto, elas também começaram a se reproduzir antes das do grupo de controle.
"A leptina age como um sinal para provocar o início da puberdade, o que dá apoio à hipótese de que a acumulação de gordura intensifica o amadurecimento dos órgãos reprodutivos", diz Chehab.
A leptina é secretada por células adiposas (tecido gorduroso).
Já fora observado que meninas obesas tendem a entrar na puberdade mais cedo do que o esperado, enquanto que meninas magras demais, como bailarinas e ginastas, amadurecem sexualmente mais tarde.

Texto Anterior: Dieta livre ajuda a controlar o peso
Próximo Texto: Tribunal do Paraguai absolve líder de golpe; Novo secretário-geral promete reformar ONU
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.