São Paulo, sexta-feira, 3 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tortura; Pensionista; Orientação jurídica; Sem São Silvestre; Poder; Protesto; De corpo e alma; Boas festas

DE CORPO E ALMA

Tortura
"A Pastoral Carcerária da Arquidiocese de São Paulo saúda esta Folha pela reportagem sobre o aumento dos casos de tortura cometidos por policiais civis e militares.
Esta Pastoral há tempos vem se debatendo com a falta de eco em nossa sociedade sobre esses casos.
São inúmeras as famílias que nos procuram trazendo suas denúncias sobre espancamentos, maus-tratos e castigos que corriqueiramente são impingidos aos detidos e presos.
O que se pratica contra o povo simples e desprotegido e contra quem está preso e subjugado, no nosso entendimento, é apenas um ensaio constante, e um alerta, do que se pode vir a praticar, a qualquer momento, contra tudo e todos."
Roberto Francisco Reardon, padre, seguem-se mais quatro assinaturas, da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de São Paulo (São Paulo, SP)
*
"É inaceitável, depois de dez anos do fim da repressão e da tortura aos dissidentes políticos, que em todos os Estados do Brasil suspeitos e criminosos comuns continuem a ser submetidos ao pau-de-arara, aos choques e afogamentos dos tempos da ditadura em delegacias de polícia.
Temos de terminar com a tortura no Brasil antes do século 21.
Os governos dos Estados da Federação precisam punir exemplarmente os responsáveis por essas práticas bárbaras.
Cumprimentamos efusivamente a Folha pela reportagem 'Sem punição, tortura aumenta no Brasil' (1º/1).
Apelamos ao Congresso Nacional para que a lei de criminalização da tortura seja afinal votada em urgência urgentíssima na presente sessão extraordinária."
Paulo Sérgio Pinheiro, coordenador do Núcleo de Estudos da Violência da USP (Universidade de São Paulo), João Baptista Breda e Fernando Millan, diretores da Comissão Teotônio Vilela (São Paulo, SP)

Pensionista
"Somente em 13/12 tomei conhecimento do inteiro teor da notícia publicada em 1º/12 sob o título 'Aposentadoria especial', na qual meu nome é relacionado como sendo uma das contempladas das cem maiores aposentadorias de anistiados com a importância de R$ 12.301,73.
Ao veicular essa informação este jornal comete ato de leviandade típico da imprensa brasileira.
Antes que eu seja interpelada pela Receita Federal e catalogada como 'sonegadora', solicito que publiquem com igual destaque este meu esclarecimento: sou apenas pensionista (pensão alimentícia) de anistiado e recebo 23% do líquido da importância mencionada."
Terezinha Lopes Bomfim (São Paulo, SP)

Orientação jurídica
"Em auxílio ao leitor Jones Edson Andrade Soares ('Painel do Leitor', 18/12), gostaria de informá-lo que necessitará de assistência jurídica a fim de receber a orientação adequada para enfrentar o seu drama pessoal.
Para tanto, caso sua renda mensal seja inferior a dois salários mínimos, poderá ser atendido pela Procuradoria de Assistência Judiciária do Estado de São Paulo (av. Liberdade, 32, 7º andar, centro, São Paulo), sem qualquer custo.
Caso sua renda ultrapasse o limite acima mencionado, deverá procurar um advogado especializado em direito civil."
Haroldo Tucci, procurador do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

Sem São Silvestre
"Acabo de comprar a Folha, datada de 1º de janeiro de 1997.
Não acreditei e procurei mais de uma vez a notícia da corrida de São Silvestre. Não achei, claro.
Vocês têm a coragem de colocar que o caderno 'foi concluído às 14h50'. Isso é uma brincadeira?
Eu, como leitor normal, não vejo graça nenhuma em comprar um jornal de 1º de janeiro com notícias de dois dias atrás."
Oscar Colucci (Cotia, SP)

Poder
"Parabéns ao jornalista Otavio Frias Filho pelo brilhante artigo "Monsters of rock' (19/12).
O poder sempre foi 'testa-de-ferro' da ambição, da ganância e da corrupção. Tanto socialistas como capitalistas, quando chegam a ele, se deslumbram."
Osvaldo Matheus Caleiro Narcizo (São Paulo, SP)

Protesto
"Cadê o e-mail do Matinas Suzuki? Deve estar se escondendo da opinião dos leitores, pois sua mediocridade só não é maior que a idolatria deslumbrada dos paulistas por tão pobre figura.
O mais revoltante é a sua indicação para apresentar o 'Roda Viva', programa de caráter educativo em uma televisão pública, transformado em vitrine desse legítimo porta-voz do mundinho 'fashion' de SP e de toda a mentalidade frívola e desprovida de conteúdo que representa.
Os lapsos, erros de português, titubeadas mil e, o mais grave, as perguntas inadequadas, inoportunas (às vezes obrigando entrevistados a abandonar uma linha de raciocínio para tentar compreendê-las) que recheiam suas intervenções são um convite à desistência e à mudança de canal.
Para terminar, o pior: ter de aguentá-lo falando de futebol...
O típico japinha de classe média que, certamente, nunca chutou uma bola na vida (não só por ser impedido pelos outros garotos, mas por falta de interesse também, provavelmente ficava colecionando figurinhas ou brincando com as meninas), que só fala em cores de uniformes, na beleza do jogador tal ou tal, nos negócios e shows que circundam o jogo em si e outras frescuras do gênero.
Fora, Matinas!!! (Por essas e outras que eu não assino mais a Folha)." Julio Celso B. Vargas (Porto Alegre, RS)

"Excelente a entrevista com Barbosa Lima Sobrinho, brasileiro de corpo e alma.
Quanto ao trecho em que diz 'o governo atual é tão entreguista quanto foram os governos militares', a palavra agora está com FHC."
Claudio F. Negrão (Santos, SP)

Boas festas
A Folha agradece e retribui as mensagens de boas festas que recebeu de: Margareth Castro Vieira, representante internacional do Escritório de Turismo de Orlando (Belo Horizonte, MG); Ibsen Spartacus Petropolis, diretor editorial da Nova Cultural (São Paulo, SP); Alberto Ricardo Von Ellenrieder, da Boucinhas & Campos Consultores S/C Ltda. (São Paulo, SP); Nutrella Industrial de Alimentos Biscosul Ltda. (Gravataí, RS); Yázigi Internacional (São Paulo, SP); World Trade Center São Paulo (São Paulo, SP); Bauhaus (São Paulo, SP); CLC Comunicações, Lazer, Cultura (São Paulo, SP); Padilla Indústrias Gráficas S/A (São Paulo, SP); Artes Gráficas e Editora Parametro Ltda. (São Bernardo do Campo, SP); Federação de Karatê Interestilos da Bahia (Salvador, BA); Ilace (São Paulo, SP); HRI (São Paulo, SP).

Texto Anterior: Política educacional e mensalidades
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.