São Paulo, domingo, 5 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curitiba vai oferecer exame

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura Municipal de Curitiba e a Universidade Federal do Paraná preparam uma campanha para oferecer exames da próstata a todos os homens acima de 45 anos.
"Vamos às escolas, às igrejas e centros comunitários dos bairros", diz Luiz Carlos de Almeida Rocha, da Faculdade de Medicina da universidade. "O câncer da próstata atinge todas as faixas da população."
Numa primeira fase, serão feitas palestras tentando sensibilizar não só os homens, mas também as mulheres e crianças. Posteriormente, equipes de profissionais estarão em vários postos de saúde da cidade, fazendo os testes de toque retal e recolhendo sangue para a dosagem do PSA.
"Ainda persiste um tabu de que o exame é desconfortável e dolorido", diz Rocha. Em outras regiões do país, a resistência ainda ocorre por conta do preconceito que liga o toque retal a uma falta de masculidade. Nas conversas entre homens, o toque retal ainda é alvo de piadas.
(AB)

Texto Anterior: Entenda os problemas da próstata
Próximo Texto: Professor se cura depois de cirurgia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.