São Paulo, domingo, 5 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil lidera em fundos de investimentos

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil é o preferido dos administradores de fundos de investimento em países emergentes, de acordo com a publicação especializada Micropal (Emerging Markets Fund Monitor), de Boston (Estados Unidos).
As ações de empresas brasileiras, com 11,63% do total, lideram a participação na carteira dos 108 maiores fundos de mercados emergentes, segundo a edição da Micropol de dezembro de 96, que usa dados até setembro do ano passado.
Octavio de Barros, diretor técnico da Sobeet (Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica), que analisou e elaborou quadros estatísticos a partir dos números compilados pela Micropal, diz que esse resultado é significativo para o país.
"Isso confirma e reforça a tese de que não vamos ter problemas de financiamento do déficit em transações correntes do balanço de pagamentos no curto prazo", diz Barros.
Crescimento
A participação do Brasil no mercado de fundos de investimentos de países emergentes vem crescendo desde dezembro de 95.
"O Brasil foi seriamente contaminado pela crise do México, em dezembro de 94, mas vem recuperando sua posição, sendo o país que melhor se saiu depois da débâcle mexicana", afirma Barros.

Texto Anterior: França pode mudar política monetária
Próximo Texto: Participação do México diminui
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.