São Paulo, domingo, 5 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cursos serão editados em CD-ROM

MARIA IGNEZ MENA BARRETO
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE PARIS

Depois da edição das "Obras Completas" de Roland Barthes, seu organizador, Eric Marty, está envolvido na publicação em formato eletrônico dos cursos de Barthes no Collège de France, em Paris, uma das mais prestigiosas instituições acadêmicas francesas.
Os cursos que Barthes ofereceu entre 1976 e 1980 sobrevivem sob a forma de fichas, notas de alunos e fitas cassetes, que também guardam depoimentos, entrevistas e conferências.
Eric Marty prepara, ao lado de Alain Giffard, analista de sistemas responsável pela informatização da recém-inaugurada Biblioteca François Mitterrand, a edição em hipertexto de todo o material ainda inédito.
A edição hipertextual dos cursos trará a voz de Roland Barthes, que poderá ser ouvida ao mesmo tempo em que poderão ser lidas a transcrição feitas pelos editores e as notas e os rascunhos de preparação redigidos pelo crítico em sua forma manuscrita original. Esta solução foi adotada pelos organizadores para que se possa apresentar em paralelo um número ilimitado de documentos.
O formato permitirá a livre manipulação dos textos, além de ser uma sofisticação do aparelho crítico normalmente utilizado em edições tradicionais (para ter, por exemplo, acesso às notas de rodapé, basta clicar sobre a palavra enfatizada segundo um código específico de cores).
O projeto -ainda sem data prevista de publicação- está sendo financiado pelo CNRS (Centre National de Recherche Scientifique) e pela Editora Seuil e deve ser inicialmente lançado em CD-ROM. A etapa seguinte dos responsáveis pela edição é tornar os cursos de Barthes também disponíveis via Internet.

Texto Anterior: O prazer da crítica
Próximo Texto: "O Império dos Signos" terá edição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.