São Paulo, domingo, 5 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marshmallow é "in" nos EUA

The Wall Street Journal
de Nova York

DO "THE WALL STREET JOURNAL"

A sobremesa da moda no Mesa Grill, restaurante chique de Nova York, custa US$ 7,50 e é composta de um bolo de chocolate e amendoins acompanhado de sorvete de amendoim colocado sobre uma "bronzeada mistura de açúcar, xarope de milho e gelatina". "Em outras palavras, marshmallow tostado", diz o jornal.
O "Wall Street" conta que o chefe de cozinha do Mesa Grill, Wayne Harley Brachman, disputa com mais dois gourmets a glória de ter transformado o marshmallow em sobremesa elegante.
"Wayne espiona a City Bakery", disse ao diário Maury Rubin, dono da padaria de alta classe que fica a dois quarteirões do Mesa Grill.
Rubin garante que sua padaria "in" vende marshmallow há muito tempo.
Brachman diz ter sido vítima ele mesmo do mesmo tipo de espionagem de que Rubin se queixa. Ele afirma ao "WSJ" estar testando receitas de marshmallow desde 94.
Livro de receitas
No ano passado ficou surpreso com dicas sobre marshmallow na revista "Living", guia dos elegantes editada por Martha Stewart.
"A prova de Brachman é que a receita da revista mandava salpicar açúcar de confeiteiro no marshmallow, idéia que Brachman testou há seis meses quando conversou com Martha Stewart, mas abandonou mais tarde", diz o jornal.
Martha nega a acusação. "Oh, não. Eu dei receitas de marshmallow no meu livro sobre receitas de Natal, publicado em 89", disse ela.
O diário diz que ela tem razão. E Brachman aceitou com bom humor. "Gostaria de ter sabido disso antes. Assim não teria desenvolvido minha própria receita."
Mas o "Wall Street" relata que ele perde o controle ao ouvir a acusação de que plagiou Rubin.
"Quero ver ele vir até aqui e dizer isso para mim", disse ao jornal.
"Verdade seja dita, o marshmallow tem uma veneranda história que precede de muito todos eles", observa o "Wall Street". Tudo começou no Egito antigo, onde havia doces com as raízes da malva do brejo, "marsh mallow" em inglês.
A receita foi espalhada para o mundo pelos franceses no século 19, que tornaram o doce macio adicionando clara de ovos. A raiz de malva do brejo foi abandonada há alguns anos.

Texto Anterior: Espanha dá aula de etiqueta a políticos
Próximo Texto: Guerrilha queima ônibus e sequestra 3 motoristas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.